fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Confira dados da Semusa sobre cobertura vacinal contra sarampo em Divinópolis

Confira dados da Semusa sobre cobertura vacinal contra sarampo em Divinópolis

Image

Dados da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apontam um percentual de 74,80% de cobertura vacinal contra o sarampo, caxumba e rubéola entre os meses de janeiro a junho de 2019. Os dados referentes a julho ainda não foram atualizados no site do Ministério da Saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus (Morbillivirus) e pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o indivíduo contaminado; tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas e a única maneira de evitar contaminação é por meio da vacinação. 

A única forma de prevenção é com a vacina. Devem ser vacinadas na categoria “Dose zero”, crianças com 6 meses e menores de 1 ano (dose extra). Já a primeira dose, será aplicada em crianças que completarem 12 meses.  Aos 15 meses de idade, a criança recebe a segunda dose.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, reforçou a importância da vacinação.

“Nosso estoque de vacinas está regular e estamos preparados para colocar todos os cartões em dia. Aqueles que apresentarem dúvidas quanto a imunização, devem procurar as unidades de saúde e apresentar o cartão de vacinação”, finaliza.

Foto Ilustrativa