Ausência de máscara não gera multa de trânsito

Postado em 26/06/2020 14:49

Uma mensagem que circula no aplicativo WhatsApp diz que a polícia estaria multando condutores e passageiros que trafegam sem máscara dentro dos veículos. O falso texto afirma que a infração seria por dirigir sem os itens de segurança, com acréscimo de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 128,00 por pessoa que estiver sem máscara. A mensagem diz ainda que a norma valeria, inclusive, para motocicletas. O texto, que circula por todo País, é falso e não deve ser compartilhado.

Em alguns estados e municípios os governantes determinaram a obrigatoriedade de utilização de máscaras em locais públicos, mas não há a exigência vinculada ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB, para fiscalização ao uso desse equipamento dentro do veículo.

A 51ª Cia Polícia Militar ainda pede atenção a todos internautas. “O cidadão deve ficar atento para saber reconhecer essas informações inverídicas que circulam na internet, evitando replicar notícias falsas e infundadas que acabam gerando medo e insegurança. Geralmente essas falsas mensagens contêm erros de português e conceituais. Ressalta-se que o valor citado pela falsa mensagem e a infração referida de dirigir sem uso de itens de segurança não estão previstos nas normas de trânsito vigentes”, afirma.

Sempre que receber esse tipo de mensagem é necessário verificar a informação em sites confiáveis, de preferência institucionais, e só compartilhar informações quando se tem certeza da sua veracidade.

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
error: Este conteúdo é protegido!