fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Ausência de máscara não gera multa de trânsito

Ausência de máscara não gera multa de trânsito

Image
Ilustrações mostram como uso de máscaras diminui chances de contágio por Coronavírus

Uma mensagem que circula no aplicativo WhatsApp diz que a polícia estaria multando condutores e passageiros que trafegam sem máscara dentro dos veículos. O falso texto afirma que a infração seria por dirigir sem os itens de segurança, com acréscimo de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 128,00 por pessoa que estiver sem máscara. A mensagem diz ainda que a norma valeria, inclusive, para motocicletas. O texto, que circula por todo País, é falso e não deve ser compartilhado.

Em alguns estados e municípios os governantes determinaram a obrigatoriedade de utilização de máscaras em locais públicos, mas não há a exigência vinculada ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB, para fiscalização ao uso desse equipamento dentro do veículo.

A 51ª Cia Polícia Militar ainda pede atenção a todos internautas. “O cidadão deve ficar atento para saber reconhecer essas informações inverídicas que circulam na internet, evitando replicar notícias falsas e infundadas que acabam gerando medo e insegurança. Geralmente essas falsas mensagens contêm erros de português e conceituais. Ressalta-se que o valor citado pela falsa mensagem e a infração referida de dirigir sem uso de itens de segurança não estão previstos nas normas de trânsito vigentes”, afirma.

Sempre que receber esse tipo de mensagem é necessário verificar a informação em sites confiáveis, de preferência institucionais, e só compartilhar informações quando se tem certeza da sua veracidade.