fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Aplicativos de transporte em Divinópolis volta a ser tema da reunião da Acasp

Aplicativos de transporte em Divinópolis volta a ser tema da reunião da Acasp

Image
FOTO: Matheus Tavares

A reunião da Acasp discutiu, nesta quarta-feira (06), vários temas relacionados à segurança pública. Entre os assuntos debatidos no auditório da ACID, está o uso do transporte por aplicativos no município. No dia 29 de outubro, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Divinópolis um projeto de lei para regulamentação do serviço, ajustando medidas propostas no decreto que havia sido revogado anteriormente e atendendo pontos solicitados pelos motoristas.

Porém, uma das questões abordadas envolve a situação onde a população não utiliza os aplicativos para acionar os motoristas – que em alguns casos não são cadastrados nas plataformas, podendo configurar transporte clandestino – e acabam pagando mais caro nas corridas. A situação tem gerado insegurança e a sensação de que o usuário pagou um valor acima do que o serviço realmente custou.

O Gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Settrans, Victor Moreira alertou para os riscos de não se utilizar os aplicativos em casos de transporte individual, já que as plataformas garantem a segurança tanto do motorista quanto do passageiro, sendo reforçadas agora pela lei aprovada na Câmara.

Presente na reunião da Acasp, o presidente da Associação Divinopolitana de Motoristas de Aplicativos (ADIMA), Romulo de Oliveira Junior explicou que é preciso separar o transporte clandestino de passageiros do trabalho feito por motoristas por aplicativo. “O uso do aplicativo na hora de acionar o motorista/veículo é importante, tanto pela segurança para o usuário, quanto para o motorista. O que estão fazendo é associar transporte clandestino de passageiros a motoristas de app. Esse estigma tem que ser quebrado, e a fiscalização tem que ser pesada para os ditos ilegais”, acrescentou.

O presidente da ADIMA disse que a regulamentação deve contribuir com as ações de fiscalização do poder público, e assim, garantir a segurança para o trabalho dos motoristas que atuam no transporte por aplicativos. “Estamos disponíveis a ajudar a população, órgãos de segurança pública e demais para que possamos trabalhar e prestar melhor serviço para a população”.

FOTO: Matheus Tavares