Durante a operação Verde Minas – Fase 2 e Proteção à Fauna II – 2024, a Polícia Militar de Formiga/MG prendeu em flagrante um homem de 62 anos, identificado como C.R.R., por agressão a dois cães e posse de armadilhas para capturar pássaros silvestres. O caso ocorreu no Bairro Industrial 2, por volta das 13h30 do dia 12 de setembro de 2024.
De acordo com o boletim de ocorrência a equipe policial foi acionada após denúncias de que o suspeito estaria agredindo os animais com um bastão. Testemunhas confirmaram o crime, e a prisão foi efetuada no local. O bastão utilizado, que apresentava marcas de sangue, foi apreendido, assim como uma armadilha do tipo alçapão, destinada à captura de pássaros da fauna silvestre.
Os materiais foram entregues às autoridades competentes: o bastão ao Investigador de Polícia de plantão e a armadilha ao 5º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente, para posterior encaminhamento ao órgão ambiental. Os cães foram apreendidos e encaminhados ao CODEVIDA, uma entidade responsável por cuidar de animais vítimas de maus-tratos.
O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Formiga, onde teve seu Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) lavrado, sem direito a fiança. Além disso, ele foi multado em 4.329,35 reais.