A Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) realizou nesta quarta-feira (20), sua primeira reunião do ano de 2020. A reunião foi realizada no auditório da ACID, sob o comando do presidente da Acasp, Breno Clementino. Durante a reunião, o presidente Breno Clementino destacou os resultados apresentados por sua gestão, como uma redução de 90% nas despesas da Acasp.
Breno também comemorou a contemplação de projetos apresentados na Vara de Execuções Penais da Comarca de Divinópolis para receber recursos arrecadados de penas pecuniárias de transações penais e sentenças condenatórias. Um dos projetos teve como valor contemplado a quantia de R$ 32.312,40. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Delegacia Regional de Polícia Civil e tem o objetivo de adquirir equipamentos e softwares de tecnologia para varredura e captura de dados de celulares e computadores. Já o segundo projeto teve como valor contemplado a quantia de R$ 25 mil. O objetivo da proposta é a aquisição de tablets e acessórios para a expansão do sistema 190 a todas as viaturas policiais da cidade. “A eficiência da gestão não está só na otimização dos custos, mas também auxiliando as forças de segurança no que for necessário. Além desses projetos contemplados, temos outros projetos com o presídio Floramar, também procuramos auxiliar o Corpo Bombeiros”, comentou o presidente.
A reunião teve demandas apresentadas pela população aos representantes dos órgãos de segurança pública, um balanço das ações de 2019 e projeções de várias atividades para o ano de 2020. O delegado regional Leonardo Pio, por exemplo, comentou as reduções nos índices de criminalidade na cidade e a melhora para a resolução de casos que chegam a delegacia em 2019. O delegado afirmou que o trabalho conjunto com a Polícia Militar foi fundamental para os bons resultados do ano passado. As ações integradas também foram reforçadas pelo subcomandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Major Jocimar Lúcio dos Santos. O subcomandante citou ações da PM para 2020, como a Corrida Rústica, a ser realizada no dia 09/02 e o Curso de Formação de Soldados.
Representando o 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Amanda Cristina Miranda destacou várias ações para 2020, como a sequência da operação Veranico na região do Lago das Roseiras e o planejamento para o pré-carnaval e carnaval. A operação Alerta Vermelho já possui seis edições programadas para 2020, sendo a primeira agendada para o dia 20 de fevereiro. Na região, o 10º Batalhão deve inaugurar em breve um Posto Avançado no município de Arcos, unidade que será subordinada ao pelotão de Formiga.
Por fim, o gerente de operação e fiscalização e trânsito, Victor Moreira destacou os trabalhos realizados pela Settrans para a abertura da Rua São Paulo, no trecho entre as avenidas Primeiro de Junho e Getúlio Vargas. Moreira também agradeceu a Polícia Civil pelo suporte dado nas ações de retirada de veículos abandonados. Segundo o gerente, quatro veículos já foram removidos e os proprietários de outros veículos retirados durante a ação já estão providenciando a retirada dos mesmos.