fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • ACASP fecha ano com balanço de ações das forças de segurança em Divinópolis

ACASP fecha ano com balanço de ações das forças de segurança em Divinópolis

Image


Na manhã desta quarta-feira (20) o prédio da Prefeitura de Divinópolis sediou a última reunião do ano da Associação para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP). Em meio ao balanço de 2023 sobre as atividades das forças de segurança que constituem a entidade, representantes da sociedade civil apresentaram suas demandas. Entre elas, problemas com iluminação pública e a preocupação sobre a violência infantil, devido aos últimos casos veiculados pela mídia na última semana.

Um cidadão de Carmo do Cajuru pediu a atenção da Prefeitura sobre postes com defeitos no trevo do Ferrador. Abordou o risco de ocorrências policiais envolvendo mulheres e estudantes na localidade, uma vez que o local contém ponto de ônibus em itinerário noturno. A vice-prefeita Janete Aparecida recolheu a demanda prometendo avaliar se aquela região é responsabilidade do Executivo ou Estadual, já que se refere a proximidade com a rodovia, e incluí-la como urgência no plano de extensão de iluminação pública do Município.

Em nome da Associação Divinopolitana de Ciclismo, Tião trouxe como pauta a segurança dos atletas e cobrou do Poder Público a obra da ciclofaixa do bairro Candelária, saindo da Praça Candidés terminando na Cachoeira do Caixão, prevista no plano de mobilidade urbana. Foi destacada pela representante do poder público, a inviabilidade imediata do projeto, pelo fato de ser um alto investimento, em torno de R$ 11 milhões, considerando as intervenções que precisam ser feitas antes na curva do rio. Janete ressaltou a importância do envolvimento de parlamentares na busca dos recursos para a execução dos trabalhos e ressaltou suas viagens a Brasília, a fim de captar também verbas federais que viabilizem melhorias na cidade.

Outro ponto abordado foram os dois casos de abusos contra crianças registrados recentemente e noticiados pelos veículos de imprensa. Foi pontuado que as ocorrências envolvendo o público infantil, na maioria das vezes descobertas em escolas e unidades de saúde, são cometidas por quem deveria protegê-lo. O núcleo familiar tem sido apontado recorrentemente como sujeito desse tipo de violência.

As ações de segurança realizadas no entorno do Lago das Roseiras, a promoção de evento esportivo em janeiro que reunirá cerca de 400 atletas da região e suas famílias, o boato da construção de uma barragem, entre outros assuntos, também foram debatidos.

Após a manifestação popular, membros da mesa diretora apresentaram um balanço de seus trabalhos nas forças de segurança em que estão lotados. A reunião ainda contou com momentos de agradecimentos por representantes de entidades presentes a ACASP, que tem realizado com eficiência o seu trabalho.

O presidente da Associação, Breno Clementino, destacou a importância da união do Poder Público com a Associação para ações mais efetivas e enalteceu a presença dos representantes do Executivo nas reuniões, além de colaborarem para a resposta das demandas populares.


A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.