Durante a reunião da Acasp (Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública) nesta quarta-feira (4), vários temas ligados a segurança pública de Divinópolis foram debatidos. Entre os assuntos abordados durante o encontro no auditório da ACID, estão as palestras da APAC na Câmara Municipal e operações realizadas neste final de ano.
Na última semana, a Polícia Militar anunciou durante a reunião da Acasp o lançamento da Operação Natalina, iniciada na última quinta-feira (28) com o objetivo de reforçar a segurança em Divinópolis e região neste fim de ano. Nesta quarta-feira (4), o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Victor Moreira informou que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans) também vai desenvolver a operação especial neste fim de ano em Divinópolis. “Sabemos que neste período do ano há um número maior de pessoas, de veículos nas ruas. Vamos intensificar as fiscalizações e focar em vários locais da cidade, além do Centro, como a região do bairro Bom Pastor”, comentou Moreira durante a reunião.
O presidente da Acasp, Breno Clementino comentou o esforço das forças de segurança para proporcionar um fim de ano mais tranquilo e pediu que a população valorize o trabalho planejado para este período. “Nós precisamos valorizar essas ações realizadas em Divinópolis. Temos a Polícia Militar com a operação natalina, colocando pessoal do administrativo para reforço nas ruas. A Polícia Civil empenhada nas investigações, na solução dos crimes. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atentos ao período chuvoso. E por fim, a Settrans com essa operação para o fim de ano. Eu espero que o divinopolitano se sinta mais seguro nas ruas e valorize todo esse trabalho das forças de segurança”, argumentou.
Palestras da APAC
Outro assunto abordado durante a reunião partiu do ex-presidente da Acasp, José Levi Lucas. Representando a Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), José Levi falou sobre uma palestra que será realizada no dia 19 de dezembro, na Câmara Municipal de Divinópolis com o bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos. “O tema será a família, a famíia para aqueles que estão em regime aberto, cumprindo pena através da Apac. As famílias deverão participar dessas palestras por ser uma forma de cumprir a pena dele, por meio da integração social. Para isso, nós temos o apoio da Vara de Execuções Penais da Comarca de Divinópolis, por meio do Dr. Francisco de Assis Correa”, explicou.
O presidente da Acasp, Breno Clementino parabenizou a Apac, por meio de José Levi pelo evento e pelo trabalho desempenhado. “Precisamos aplaudir e reconhecer ações como a da Apac, que trabalha com esse sistema diferenciado para a recuperação das pessoas. Parabéns a Câmara pela cessão do espaço e também a Diocese de Divinópolis, com o Dom José Carlos que com certeza, fará excelentes palestras no dia 19”, comentou.