fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • A Polícia Civil implementou, nessa segunda-feira (28), o Plantão Digital na Delegacia Regional de Polícia Civil em Formiga

A Polícia Civil implementou, nessa segunda-feira (28), o Plantão Digital na Delegacia Regional de Polícia Civil em Formiga

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementou, nessa segunda-feira (28), o Plantão Digital na Delegacia Regional de Polícia Civil em Formiga

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementou, nessa segunda-feira (28), o Plantão Digital na Delegacia Regional de Polícia Civil em Formiga, que atuará de forma integrada com a Regional em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado. A plataforma, lançada no mês de janeiro na capital mineira, possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de uma sala virtual, evitando o deslocamento físico de pessoas entre as unidades.

Para o lançamento do projeto, as unidades receberam a visita do chefe adjunto da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, e a superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegada-geral Ana Cláudia Oliveira Perry. Os conselheiros da Polícia Civil conversaram com as equipes locais, tiraram dúvidas sobre o projeto, bem como receberam sugestões. Também acompanharam as visitas o coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial, delegado Breno Azevedo de Carvalho, e o chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Flávio Tadeu Destro.

Em Formiga, a equipe foi recebida pelo delegado regional Tiago Ludwig, que apresentou as dependências da unidade e falou das expectativas com o novo projeto. “Com a implementação do Plantão Digital, o que se espera é a priorização das investigações e da atividade fim da Polícia Judiciária. Assim, otimizamos os nossos recursos humanos, reservando os nossos policiais para o expediente físico nas delegacias de comarca”, pontua.

No final do dia, a equipe se deslocou até a Delegacia Regional de Polícia Civil em Divinópolis. A unidade, que já executa o Plantão Digital, juntamente com a comarca de Itaúna, desde julho deste ano, passará a atuar também de forma integrada com a Delegacia Regional de Polícia Civil em Formiga. “A nova plataforma tem garantido mais celeridade ao processo, refletindo em uma melhor prestação de serviço para a sociedade mineira”, ressalta o delegado regional em Divinópolis, Cleovaldo Marcos Pereira.

Para o delegado-geral Flávio Tadeu Destro, chefe do 7º Departamento de Polícia Civil em Divinópolis, trata-se de mais um passo importante de investimentos que a PCMG vem realizando no Centro-Oeste mineiro. “Os inúmeros benefícios que esse projeto traz faz com que a Polícia Civil se torne mais eficiente e mais próxima do cidadão, evitando deslocamentos desnecessários das pessoas envolvidas nas ocorrências, principalmente vítimas e testemunhas. Em breve, a plataforma também será implementada nas Delegacias Regionais em Bom Despacho, Formiga e Pará de Minas”, destaca.

O Projeto

O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferência entre os policiais e envolvidos em ocorrências criminais com mais rapidez dos procedimentos, ausência de deslocamentos – que passam a ser desnecessários – e traz economia para o Estado.

Desde a inauguração em Belo Horizonte e Nova Lima, o projeto piloto foi regulamentado pela Resolução nº 8.133, assinada pelo chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza, que instituiu, em caráter experimental, o Plantão Digital, por videoconferência, na Delegacia Regional de Polícia Civil em Nova Lima e na Deplan III do Barreiro/Belo Horizonte.