Uma ação da prefeitura revoltou artistas de Divinópolis. Parte do painel que representa cultura de rua e diversidade foi apagado do Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini. Algumas imagens foram apagadas durante a reforma do espaço.
A pintura representava a diversidade com imagens de pessoas com deficiência, negros, entre outros. Os responsáveis questionam a falta de reconhecimento dos artistas locais. Eles afirmam não terem sido consultados sobre a preservação dos painéis ou alternativas para valorizar a arte.
O projeto “Corra – cores na rua” nasceu em 2017, idealizado por Mariana e pelo artista William Pinguim, com a proposta de levar mais vida e arte aos espaços públicos de Divinópolis. A pintura do poliesportivo foi revitalizada em 2020, em parceria entre a gestão da época e o projeto. Além do painel externo, há outro interno.
A reforma do poliesportivo começou no primeiro semestre. Orçada em R$ 336.563,81, vai contar com instalações de incêndio e pânico e também instalações elétricas. O grafite é uma arte urbana. Estabelece interações entre os que transitam nos espaços. Além disso, traz em sua essência mensagens críticas e reflexivas.
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Divinópolis disse que “o projeto de reforma foi realizado pela equipe técnica da prefeitura que identificaram a necessidade da pintura do espaço poliesportivo. Nenhum integrante do projeto procurou a prefeitura de Divinópolis”. O poliesportivo será pintado com cores, segundo a assessoria, do seguimento do esporte e do município.















