fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Pesquisa e compra de produtos da estação podem ajudar a reduzir custo com hortifruti, afirma nutricionista da Faculdade Una

Pesquisa e compra de produtos da estação podem ajudar a reduzir custo com hortifruti, afirma nutricionista da Faculdade Una

Pesquisa e compra de produtos da estação podem ajudar a reduzir custo com hortifruti, conta nutricionista
Pesquisa e compra de produtos da estação podem ajudar a reduzir custo com hortifruti, conta nutricionista

Pesquisa e compra de produtos da estação podem ajudar a reduzir custo com hortifruti, conta nutricionista
Pesquisa e compra de produtos da estação podem ajudar a reduzir custo com hortifruti, conta nutricionista

O preço do hortifruti está ficando cada vez mais caros na maioria das regiões do Brasil. Produtos como o tomate e a cenoura, ajudam a alavancar o preço, conforme aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E para driblar este problema, é preciso economizar e pesquisar para manter a mesa farta pagando o preço justo.

De acordo com o professor da Una Divinópolis e especialista em gestão, Jefferson Thompson, produtos como o tomate estão em alta há mais de um ano. Neste caso, a questão de oferta, custos com fertilizantes e materiais tem impactado para que o produto continue com preço elevado. E há pouco mais de quatro meses, é a cenoura que tem se destacado como vilão na hora das compras. “O início do ano com muita chuva ocasionou um desajuste na colheita. Então temos uma questão de oferta, o que fez a cenoura subir o preço de forma consideravelmente”, explica Jefferson.

E para economizar e continuar mantendo a compra de hortifruti, algumas estratégias podem ser utilizadas para comprar melhor, pagando menos. Segundo a nutricionista e professora universitária do Centro Universitário Una, Jeaninne Antunes, dentre as alternativas para economizar na compra do hortifruti está a busca por alimentos da estação, pois possuem melhor sabor, menos agrotóxico e por mais que esses alimentos também apresentarem aumento, mas ainda assim é mais compensativo. “Para esta época, as frutas da estação são abacate, banana, limão, mamão formosa, maçã gala, kiwi nacional, maracujá doce, figo, caqui, tangerina, uva rubi, graviola, pera e goiaba”, conta a nutricionista. Vale também alertar que o consumidor deve fazer pesquisas, pois há sempre aquele mercado que faz promoção ou aguardar pelo famoso ‘torra-torra’, ou seja, final da feira, onde você consegue melhores preços e até brindes”, explicou a nutricionista.

Estratégias:

Jeaninne também alerta que o consumidor deve fazer pesquisas, pois há sempre aquele mercado que faz promoção ou aguardar pelo famoso “torra-torra”, ou seja, final da feira, onde você consegue melhores preços e até brindes. Outra estratégia é variar ou substituir os alimentos que estejam em promoção. “Não compre grandes quantidades caso o preço não esteja tão bom, aguarde uma promoção ou baixa do preço do produto. Caso encontre uma boa promoção, compre maior quantidade, mas lembre-se que é preciso utilizar técnicas para armazená-los. Evitar o desperdício nesses tempos é regra de ouro”, ressalta.

Para a professora, comprar do pequeno produtor e cultivar em casa podem ser outras saídas para conter a alta dos preços. “Crie laços com o produtor local, eles também podem lhe oferecer produtos de qualidade e com melhor preço. E sempre que possível faça uma horta em casa, mesmo que pequena ainda ajuda no orçamento”, finaliza.

Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.