A Prefeitura de Divinópolis abriu, nesta sexta-feira (25/01), o Parque da Ilha. O espaço – fechado desde agosto, após a infestação de carrapato-estrela – foi preparado com cuidado para receber os quase 400 frequentadores por dia.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) ficou responsável pela limpeza do parque durante uma semana – 40 funcionários da Semsur trabalharam na ação. Ao todo, 30 homens fizeram o trabalho de limpeza no espaço.
A abertura do parque foi possível depois da varredura realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Em 9 de janeiro, com a baixa incidência do carrapato, a Vigilância Ambiental recomendou a liberação do espaço ao público. “Com a infestação de carrapatos-estrela, tivemos de interditar [o parque]. Tomamos todos os cuidados de limpeza e preparação, e a nossa equipe de educação está no local para prestar informações aos frequentadores. No entanto, apesar dos cuidados, a população precisa ficar atenta e verificar se o carrapato está no corpo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Amarildo de Sousa.
O coordenador do plano de ação para limpeza do Parque da Ilha e biólogo, Claudemir Cunha, destacou o empenho da força-tarefa. “Fizemos um plano de ação com cronograma estabelecido para retirar árvores caídas e também aquelas doentes que pudessem cair. Foi realizado um mutirão de limpeza. Agora a população pode utilizar o parquinho, a pista de cooper, a pista de skate, as quadras de esporte e a academia ao ar livre”, afirmou o biólogo Claudemir Cunha.
O aposentado Edgar Camargo afirmou que a população sentiu falta do lugar. “População da região estava sentindo falta do Parque da Ilha. Agora podemos caminhar, o pessoal do skate pode andar; e estamos felizes com a abertura”, afirmou o aposentado, um dos primeiros frequentadores do dia.