Outubro Rosa promove ações de prevenção contra o câncer de mama em Divinópolis

Postado em 04/10/2016 16:54

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Este geralmente apresenta um bom índice de cura, principalmente quando o diagnóstico em sua fase precoce. Por isso, a campanha  Outubro Rosa trabalha o tema para alertar as mulheres para o autoexame. 

Há cerca de um ano, Jaqueline da Silva recebia duas notícias que mudariam a sua vida: a primeira era a descoberta de um câncer de mama, a outra, que seu quarto filho estava a caminho. No nono mês de gravidez, Jaqueline voltou a questionar o médico sobre o caroço que crescia cada vez mais desde os primeiros meses da gestação, porém, mais um vez ele não deu atenção. Somente quando filho estava com dois meses de vida, a doença foi oficialmente descoberta. 

Para que casos como o de Jaqueline não se repitam, a enfermeira Sara Lemos, alerta para os primeiros sintomas da doença, que são incômodos nas axilas e vermelhidão no seio. Segundo o Instituto Nacional de Câncer o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, há cada ano há um aumento de cerca de 22%  de novos casos da doença. De acordo com o Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM), em 2013, foram registrada 14.388 mortes por câncer de mama, sendo 14.206 de mulheres e 181 homens. 

Lembra da Jaqueline? Ela já está em um tratamento e daqui há algumas semanas vai fazer a cirurgia para retirar o tumor. E principalmente, neste mês da campanha Outubro Rosa, onde se dá mais destaque sobre o tema. 

No dia 29 de outubro a ACCCOM promove na Praça da Catedral em Divinópolis, a tradicional caminhada da Campanha Outubro Rosa. 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com