Os sete maiores absurdos já ditos por terraplanistas brasileiros

Postado em 04/12/2019 18:41

Por Hugo Serelo

A pseudociência Terra plana é um mercado lucrativo no Brasil. Especialmente no YouTube, onde criadores de conteúdo se apegam ao uso de teorias da conspiração para ganhar dinheiro com a monetização dos clicks.

No Brasil, o movimento nasceu em meados de 2016 e não pára de crescer. O auge é 2019, o ano mais próspero para canais de pseudociências.

A Crença

Basicamente, terraplanistas acreditam que a Terra é plana, tem formato circular, e é cercada por uma borda de gelo. Esse modelo seria fechado por um domo (que funcionaria como a tampa de uma queijeira).

Achou absurdo? Então se prepare para ouvir algumas das maiores barbaridades já ditas pelos principais canais de Terra plana no Brasil:

1 – As riquezas da Antártica podem acabar com a fome no mundo.

O autor dessa frase é Leandro Batista, dono do canal Inteligência Natural. O youtuber afirma que a Antártica é um continente secreto protegido pelos dominadores do mundo.

Leandro, porém, não cita qual alimento poderiam ser cultivado no extremo sul do planeta, onde as temperaturas podem chegar até a – 92 graus Celsius. Também não citou quais metais valiosos estariam no continente onde não há mineração.

O youtuber terraplanista Leandro Barbosa.

 

2 – O ET Bilu refuta a Terra esférica

Leandro Batista aparece mais uma vez na lista. Em 2018, o canal Inteligência Natural fez uma campanha em defesa de um extra-terrestre peculiar. Leandro acredita na credibilidade da aparição do ET Bilu, uma armação ufológica filmada pela TV Record em 2010.

Leandro buscou conhecimento para defender Urandir Fernandes Oliveira, mentor da farsa ET Bilu e cidadão fortemente conhecido no meio policial. No passado, Urandir já fora preso sob acusação de estelionato e vários outros crimes.

Segundo Urandir, o ET Bilu revelou um segredo para a humanidade: a Terra não é um globo, mas sim um plano levemente convexo.

3 – O galo canta porque a Terra é plana

 

O terraplanista Afonso Vasconcelos afirma que o galo canta porque funciona como um barômetro. O galináceo sentiria a pressão atmosférica em sua pena através do sol se aproximando. Segundo Afonso, isso só seria possível num modelo de Terra plana.

Doutor em Geofísica pela USP, Afonso mora nos EUA e deixou a Universidade de São Paulo acusado de lesar os cofres públicos em cerca de R$35.000,00, ao não prestar contas de um montante financeiro recebido para estudos científicos.

Hoje, Afonso lucra cerca de R$40.000,00 mensais no site de vídeos pagos Patreon, onde fala sobre fim do mundo, terraplanismo e outras teorias da conspiração.

4 – As guerras geopolíticas do mundo são um teatro.

Leandro Batista mais uma vez. Segundo o Youtuber, os governos mundiais são componentes de uma conspiração global para ocultar o real formato da Terra.

Mas quando questionado sobre as guerras entre nações, Leandro já disse certa vez que o mundo geopolítico é um teatro. E chegou a citar que a rivalidade política entre EUA e Rússia é uma armação, pois ambos fazem parte do mesmo plano de conspiração para ocultar que a Terra é plana.

5 – Encontraram uma foto que prova a existência do domo

A teoria de uma tampa de bolo por cima da Terra plana é uma das hipóteses mais engraçadas. Mas Bruno Alves, presidente do Centro de Pesquisas da Terra Plana Brasil, disse ter encontrado uma foto que prova a existência do domo e a publicou em seu canal Mistérios do Mundo.

Mas passou vergonha.

Uma pesquisa no Google apontou que a foto era apenas uma caverna na Islândia.

O “domo do mundo” era apenas uma caverna de gelo na Islândia.

6 – O astronauta Marcos Pontes é um mentiroso

Recentemente, o canal Inteligência Natural colocou um vídeo com conteúdo desonesto no qual expunha um astronauta polonês supostamente dizendo que a Terra é plana.

Era mais uma mentira de Leandro Batista. O vídeo foi recortado e tirado do contexto, pois o astronauta, na verdade, zombava da idéia de Terra plana.

Mesmo assim, Leandro ainda questionou a credibilidade de Marcos Pontes, astronauta brasileiro que foi ao espaço e disse que a Terra é um globo.

7 – Vacinas são estratégias das elites para causar doenças graves no povo

Aqui, o terraplanismo entra num campo de crimes contra a saúde pública. Douglas Aleodin, dono do canal O Inteligentista, publicou uma série de vídeos tentando provar que vacinas são responsáveis pela propagação de autismo nas crianças.

Mesmo sem nenhuma formação acadêmica na área de Biologia ou de Medicina, Douglas é uma das maiores autoridades brasileiras no criminoso assunto anti-vacina.

Nas redes sociais de O Inteligentista, seguidores já pediram orientações sobre uma forma de não vacinar seus filhos sem sofrer consequências jurídicas.

Tudo Por Dinheiro

 

Toda teoria da conspiração deságua num momento em que é preciso doar dinheiro“, afirma o paulista Stephan, dono do canal científico Olho de Rapina. Stephan foi o primeiro youtuber a denunciar e a combater as falácias e os crimes praticados por terraplanistas brasileiros.

Stephan “Rapina” foi pioneiro no combate ao movimento Terra plana.

Acreditar em Terra plana por inocência é uma coisa. Mas se apropriar do assunto com mentiras para ganhar dinheiro com desinformação é algo grave que deve ser denunciado“, afirma o físico Dino César, dono da página Sky News Astronomia e do canal Dino Cast.

Eles inventam qualquer ideia absurda e postam com um título sensacionalista para ganhar acessos. Não se importam se isso vai prejudicar a sociedade com desinformação“, disse Eduardo, dono do canal Sistemático, espaço que há anos tem sido o pesadelo de terraplanistas.

Problema Social

Acreditar em Terra plana acarreta problemas sociais. Os indivíduos  que caem nessa armadilha sofrem com alienação social, pois passam a se isolar do convívio com amigos e parentes por causa da distância de pensamentos.

O tema parece engraçado, mas é apenas a consequência final do precário sistema educacional brasileiro.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!