Orquestra Jovem de Divinópolis se apresenta neste domingo (27) em Itapecerica

Postado em 25/11/2016 12:07

Itapecerica recebe neste domingo (27), uma apresentação gratuita da Orquestra Jovem de Divinópolis. O evento será na Paróquia de São Bento, às 19h. A apresentação é parte do programa “Orquestra para a Comunidade”, que realizará concertos em vários municípios do estado, como Divinópolis, Bom Despacho, São Gonçalo do Pará, Pitangui, Carmo do Cajuru, Congonhas e São João del-Rei.

O repertório vai do tema de Star Wars (John Williams) à Habanera (Opera Carmen), passando por Ode à Alegria (Sinfonia 9 de Beethoven) e Gabriel’s Oboé (Ennio Morricone). A série de concertos revela um grande momento na vida da Orquestra. “Diferente de apresentações realizadas anteriormente com alunos do projeto, agora temos um grupo que se destaca pelo aproveitamento e desempenho na Orquestra Jovem de Divinópolis”, disse Adailton Correa, maestro da Orquestra Jovem de Divinópolis.

O projeto também vai levar para os concertos um repertório mais popular, como parte do objetivo de aproximar a Orquestra da população. “Pretendemos colocar por terra a folclórica expressão de que orquestra é para elite, disponibilizando para a comunidade o acesso a uma música não só de qualidade, mas diferente do cardápio degustado diariamente por esses jovens”, conta Franciane Curi que é a coordenadora do projeto.

O diretor artístico Tulio Mourão, ressalta a importância do trabalho da Orquestra Jovem de Divinópolis. “É imensurável o benefício que a música erudita opera em pessoas de qualquer origem, faixa etária, posição intelectual ou social, com destaque para o caráter sensibilizante equilibrador, gerador de harmonia emocional e saúde”, disse.


Orquestra Jovem de Divinópolis:

O projeto nasceu em 2013, a partir de amigos que acreditam que a música pode mudar a vida das pessoas. São oferecidas bolsas de estudo a jovens de 7 a 21 anos, disponibilizando atividades de percepção musical, classes de instrumento (violino, viola, violoncelo e baixo acústico), prática de conjunto/orquestra e atividades de apreciação musical, além das atividades complementares que incluem visitas a museus, espaços culturais e concertos sinfônicos, ampliando assim o universo cultural desses jovens.

A Orquestra tem o apoio da Secretaria de Cultura de Divinópolis, da Escola de Música Maestro Ivan Silva, da Universidade Federal de São João del-Rei, do deputado federal Jaime Martins e do deputado estadual Fabiano Tolentino.

Orquestra Jovem vai se apresentar em vários municípios do Estado, em concertos gratuitos para a população. (Foto: Divulgação)

Orquestra Jovem vai se apresentar em vários municípios do Estado, em concertos gratuitos para a população. (Foto: Divulgação)

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com