Número de mortes por gripe em Minas em 2016 já é maior que em ano de surto da doença

Postado em 28/09/2016 7:22

Minas registrou neste ano o maior número de casos de morte pela Síndrome Respiratória Aguda, causado pelo vírus Influenza. Foram 227 óbitos em 2016, entre os meses de janeiro a agosto. Em 2009, ano de maior surto da doença, o vírus Influenza causou a morte de 214 pessoas.

.

Em 2016 foram confirmados 647 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, causados pelo vírus Influenza. Destes casos, 227 evoluíram para óbito, sendo que 153 foram por influenza A (H1N1) pdm09, 67 por Influenza A não subtipado, 4 por influenza B e 3 óbitos não classificados (nestes óbitos não foi possível realizar o exame laboratorial, mas houve vínculo epidemiológico com pessoas que tiveram Influenza).

.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2016, o vírus influenza começou a circular antecipadamente, situação denominada por sazonalidade atípica, porém não se pode inferir que tal fator foi determinante para o aumento no número de óbitos.

.

“Acredita-se que a circulação mais precoce do vírus possa de fato, estar relacionada à forte temporada de influenza, ocorrida no hemisfério Norte, neste último inverno. Porém, uma explicação mais factível, ainda não foi determinada, haja vista que o comportamento ocorrido nesse período, poderá ser melhor descirto no próximo ano”, informou a SES. No entanto, ressalta o órgão, sabe-se que há muito tempo o vírus influenza sempre surpreende, dada sua capacidade de variabilidade genética.

.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);

.

Em sua grande maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves. Em 2016, foram notificados 4.449 casos de SRAG. Desse total, foram 403 casos por influenza A (H1N1), 214 por Influenza A não subtipado, 26 por Influenza B e 4 por Influenza que em não foi possível classificar o subtipo do vírus. 

.

Prevenção:

.

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.

.

Fonte: Jornal O Tempo

 

.

gripe

Ilustrativa

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com