fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Minas vai decretar estado de emergência por conta da dengue

Minas vai decretar estado de emergência por conta da dengue

Cidades do Centro-Oeste de Minas estão com alto risco de epidemia de dengue
Foto: Fiocruz/Divulgação

O estado de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública nesta terça-feira (23) por causa do aumento de casos de dengue. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela pasta, até esta segunda-feira (22), foram registrados 11.490 casos de dengue no estado. Um óbito foi confirmado e 14 estão em investigação. O decreto de situação de emergência em saúde pública facilitará a contratação de agentes de saúde e a aquisição de insumos para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O secretário de Estado de Saúde afirmou que a medida é necessária para garantir a resposta rápida e eficaz às ações de combate à dengue. “Estamos diante de uma situação de emergência em saúde pública. O aumento dos casos de dengue é um alerta para todos nós. É preciso que cada um faça a sua parte para evitar a proliferação do mosquito”, afirmou Baccheretti.

A dengue é uma doença febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos. Em casos graves, a dengue pode levar à morte.

Minas acende sinal de alerta para outras doenças do aedes aegypti

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a chikungunya e o zika vírus. A chikungunya é uma doença febril aguda, que pode causar dores intensas nas articulações, febre, dor de cabeça, dor muscular e exantema. O zika vírus é uma doença febril aguda, que pode causar microcefalia em bebês nascidos de mães infectadas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais orienta a população a adotar medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como:

Manter quintais e jardins limpos, sem acúmulo de água parada;
Tampar bem caixas d’água, cisternas e outros reservatórios de água;
Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;
Limpar ralos e calhas regularmente;
Evitar deixar água parada em pneus, garrafas, baldes e outros objetos.

mosquito-da-dengue foto raul santan fiocruz divulgação


Acompanhe as notícias de BH e região em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Minas vai decretar estado de emergência por conta da dengue […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x