fbpx
Pular para o conteúdo

Rio Itapecerica está doente e clama por socorro

Image

O Rio Itapecerica está secando. Esta é a constatação de centenas de pessoas que utilizam a ponte do Rio Niterói, ou pontilhão do Esplanada. O fio de água longe, lá embaixo, assusta quem tem a imagem do imponente rio que está em Divinópolis mesmo antes dela existir. Hoje o Itapecerica está 2 metros mais baixo que o normal, segundo a defesa civil municipal.

A pouca quantidade de água aflora materiais orgânicos depositados por anos no leito do rio, a água perde qualidade e capacidade de conduzir detritos. Os aguapés aproveitam a hora propícia para se reproduzir. Sinais claros que se algo não for feito imediatamente o Rio Itapecerica pode morrer. Ele está doente e clama por socorro.

Em toda ação do homem o dano a natureza é imenso. Desde o lixo doméstico ao gases industriais. Mais recendente o mundo está em chamas, destruindo vegetação e colocando ainda mais fumaça no ambiente em que vivemos. O fogo no Brasil destrói a mata nativa, algo jamais visto nestas proporções. Também na Austrália e EUA em florestas replantadas após destruições anteriores.

O risco de se tentar reconstruir da forma mais fácil as vezes acelera a destruição. O Brasil importa especieis de árvores e pastagens, muda o clima local. Não há uma preocupação no plantio daquilo que de fato deveria existir no bioma se não houvesse a mão do homem uma caixa de fósforos. 

Existe programas para recuperação das nascentes, como produtores de águas, tem resultados e poderia ser um remédio para o velho, doente e cansado de lutar todos os dias e sozinho: Rio Itapecerica.