fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Pró-Mananciais apresenta resultados no Centro-Oeste e Triângulo Mineiro

Pró-Mananciais apresenta resultados no Centro-Oeste e Triângulo Mineiro

Image

Criado em 2017, o Pró-Mananciais tem apresentado resultados favoráveis para a preservação do meio ambiente em todo o Estado. Com ações realizadas em conjunto com a população e instituições públicas e privadas, o programa visa a recuperação e preservação dos córregos e rios de Minas Gerais nas cidades que são atendidas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). No Triângulo, Alto Paranaíba e no Centro-Oeste mineiro foram realizados 163.887 metros de cercamentos das margens e plantadas 66.831 mudas de árvores nativas somente em 2018. Muitas outras ações ainda estão em andamento em 2019.

Na região Centro-Oeste, o programa atende 14 cidades, são elas: Arcos, Bom Despacho, Conceição do Pará, Cláudio, Divinópolis, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Igaratinga, Itapecerica, Pitangui, Onça do Pitangui, São Gonçalo do Pará, Leandro Ferreira, Santo Antônio do Monte e Perdigão. Nestas cidades já foram criados os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia), que unem membros de instituições públicas e privadas para fazer os levantamentos dos córregos e aproximação com a população local para identificar as melhores ações em cada região. A partir daí, já foi realizado, ao todo, 56.883 metros de cercamento às margens dos mananciais que abastecem essas cidades e o plantio de 25.396 mudas.

A atuação do Colmeia é motivo de elogio do presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Pará, José Hermano Franco. “Vejo com muitos bons olhos a forma como o programa realiza a aproximação com as comunidades para entender as características e particularidades de cada local, e já apresenta resultados promissores em algumas regiões. Assim conseguimos angariar cada vez mais agentes mobilizadores”, reforça. 

 

Novas frentes de atuação

A Copasa já iniciou, em parceria com os Colmeias, as próximas etapas do programa que incluem a adequação de estradas, construção de curvas de nível, bolsões, barragens e outras ações que ajudam a reter as águas de chuvas para que elas abasteçam os lençóis freáticos que mantém esses mananciais.

 

O Pró-Mananciais

Reconhecido pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o programa Pró- Mananciais é desenvolvido em 187 cidades mineiras com a mobilização da comunidade e de instituições parceiras. O objetivo é construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.