fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Ocorrências de queimadas em lotes vagos serão direcionadas ao Setor de Fiscalização para autuação do proprietário

Ocorrências de queimadas em lotes vagos serão direcionadas ao Setor de Fiscalização para autuação do proprietário

Image

A Prefeitura de Divinópolis em parceria com o 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, irá desburocratizar as ocorrências de queimadas em lotes vagos. O objetivo é minimizar os danos ao meio ambiente e a saúde.

A partir de agora, todas as ocorrências relacionadas a queimadas em lotes vagos recebidas pelo Corpo de Bombeiros serão direcionadas ao Setor de Fiscalização de Posturas, responsável por notificar ou autuar o dono do lote vago atingido pelas queimadas.

As maiores ocorrências de queimadas acontecem no inverno, entre os meses de junho e setembro. Por se tratar de um período com ar seco e com baixa frequência de chuvas, os donos do lote queimam o local com o objetivo de limpar o terreno de forma fácil. Em contrapartida, esta prática traz riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas que vivem nas intermediações.

Segundo o Major do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Joselito Oliveira de Paula, a parceria também é um trabalho preventivo. “A incidência de ocorrências por queimadas de lotes vagos em Divinópolis é alta e é uma medida que poderia ser evitada. A parceria também tem o objetivo de realizar trabalhos preventivos, evitando prejuízos a saúde e ao Meio Ambiente”, comenta.

A Secretária de Meio Ambiente, Flávia D’ Alessandro, explica que a demanda para o setor de posturas é muito grande. Em Divinópolis são 119.500 imóveis, desses 63.000 são lotes vagos e 49.000 lotes construídos. “A medida do possível, os Fiscais de Posturas, através de denúncias de contribuintes, vão aos lotes e atuam os proprietários. Como há muitos lotes vagos na cidade, a principal medida de prevenção é o cuidado e a manutenção do terreno”, completa.