fbpx
Pular para o conteúdo

Chegada do inverno traz impactos para as lavouras

Image

Engenheiro agrônomo e professor do Centro Universitário Una Bom Despacho, Márnisson Araújo. Credito Foto: Divulgação UNA

Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, o produtor rural deve ter cuidado redobrado em sua lavoura. Termômetros em baixa e o período de estiagem registrados nas ultimas semanas prejudicam plantações e causam prejuízos. Mas, algumas estratégias podem ajudar a amenizar as perdas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e professor do Centro Universitário Una Bom Despacho, Márnisson Araújo, em períodos do ano onde a temperatura atinge valores próximos e abaixo de 0°C a probabilidade de ocorrência de geadas é grande pois acontece a deposição de gelo sobre as plantas podendo causar prejuízos que podem ser de diferentes graus. “Ao contrário do que muitos pensam, a geada não cai sobre as lavouras, ela se forma sobre a planta devido a baixa temperatura e umidade do ambiente, acontecendo o congelamento das estruturas vegetais. Existem espécies vegetais que são mais sensíveis a geada outras são mais tolerantes”, explica o professor.

O engenheiro agrônomo explica que as épocas mais frias são as condições mais típicas para ocorrência de geadas, porém independente da época, vale ressaltar que o produtor rural convive com diferentes tipos de problemas. “No caso de ocorrência de geada, a recuperação ou não da lavoura vai depender do nível em que ocorreu e da cultura que foi afetada, assim deve ser feita uma avaliação da lavoura para que as medidas mais cabíveis sejam adotadas para cada situação”, ressalta.

Alternativas
Márnisson destaca que não é possível evitar a ocorrência de geadas nem prever a sua intensidade, porém existem estratégias que os agricultores podem adotar com intuito de minimizar o problema ocasionado por essa condição climática. O engenheiro agrônomo e professor destaca que uma dica importante é tentar evitar o plantio em áreas mais baixas da propriedade nas épocas frias do ano onde a probabilidade de geada é maior e buscar as áreas mais altas onde a temperatura é um pouco maior.
“Para culturas que são irrigadas por aspersão, ligar o sistema de irrigação nas horas onde a temperatura tende baixar mais pode ajudar minimizando o problema da geada pois a temperatura da água é um pouco maior que a temperatura do ambiente onde será formada a geada sendo que essa água aspergida sobre as folhas causa um efeito de proteção evitando o congelamento do tecido vegetal”, conta.

O professor ainda explica que essa irrigação precisa ser frequente na medida do possível nos períodos da madrugada até que a temperatura do ambiente aumente ao amanhecer. Outra alternativa apresentada pelo professor e que também pode ajudar preventivamente e também na recuperação seria a utilização de aminoácidos, hormônios vegetais e extratos de algas via pulverização nas culturas, principalmente em períodos onde a meteorologia alerta para ocorrência de geadas. “Os aminoácidos, hormônios e extratos de algas ajudam a planta a tolerar mais os estresses por baixas temperaturas e também na recuperação, no entanto não existe nenhum produto milagroso que previna ou resolva o problema em 100%. O cultivo protegido é uma alternativa interessante para hortaliças já que se tem um melhor controle do ambiente onde as plantas se desenvolvem”, finaliza Márnisson Araújo.