fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Carmo do Cajuru emite alerta após ataque de pirambebas, peixe carnívoro da família das piranhas, na barragem

Carmo do Cajuru emite alerta após ataque de pirambebas, peixe carnívoro da família das piranhas, na barragem

Image
Carmo do Cajuru emite alerta após ataque de pirambebas na barragem

Carmo do Cajuru emite alerta após ataque de pirambebas na barragem

A Prefeitura de Carmo do Cajuru emitiu um alerta à população depois de registrar, na última semana, ataques de peixe pirambeba. Além do alerta, o Executivo reforçou que o banho está proibido na barragem onde ocorreram os ataques por causa das restrições de aglomeração da Covid-19.

Segundo a Prefeitura, a informação de que banhistas haviam sido mordidos por pirambeba foi registrada na última sexta-feira (2). A Prefeitura informou que o ataque deste peixe é comum no local, principalmente, com as altas temperaturas.

Restrições

O decreto 1.456/2020, que disciplina medidas complementares para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, proibiu a utilização da orla da barragem de Carmo do Cajuru em toda sua extensão, em especial o Retiro do Lago.

A proibição também é válida para a prática de pesca amadora e esportiva, armação de tendas, acampamentos e barracas. Também está proibida a locação de ranchos e sítios com finalidade turística ou recreativa. O acesso às entradas na região do Retiro do Lago fica restrito ao trânsito local.

No caso de descumprimento das regras impostas no decreto, o infrator poderá sofrer às penalidades previstas na Legislação Municipal, bem como a Secretaria Municipal de Saúde poderá requisitar apoio da Polícia Militar.

Pirambeba

A pirambeba ou piranha branca, é um pequeno peixe carnívoro da família das piranhas, que pesa entre 150 e 250 gramas, como é conhecida a espécie Serrasalmus brandti, é famosa por suas mordidas ao homem e outros animais; tal façanha é possível em razão da disposição de seus dentes tricúspides, que são capazes de arrancar pedaços de suas presa. Ela ataca, preferencialmente, as extremidades das mãos e pés.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/saude/divinopolis-chega-a-triste-marca-dos-100-obitos-por-covid-19/