fbpx
Pular para o conteúdo

Campina Verde recebe mutirão de limpeza

Image

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, realizará, no próximo sábado (06/03), de 8h às 12h, mais um mutirão de limpeza, desta vez nos bairros Campina Verde, Santa Luzia, Tietê, Quintino, Planalto, Casa Nova, Dulphe Pinto de Aguiar e Conjunto Habitacional Nilda Barros.
 
O objetivo é prevenir a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Durante a campanha, a equipe de agentes de endemias recolherá resíduos sólidos domésticos que podem reter água. O material deverá ser acondicionado e colocado na calçada em frente à residência para que o caminhão o recolha.

Esta semana, a Vigilância Ambiental informa o público de cada área em mídia volante de que deve vistoriar o quintal para retirar os potenciais reservatórios. Os itens coletados serão: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água. Não serão coletados: terra, entulhos de construção, galhos de árvores, folhas, restos de grama, tábuas e madeiras em geral e móveis velhos.

No sábado, 27, o mutirão de combate à dengue esteve nos bairros Catalão, São Miguel, Bela Vista, Belvedere I e Belvedere II. Durante a operação, aproximadamente três toneladas de entulhos foram recolhidas.

Controle Químico

No bairro Campina Verde, o veículo da Vigilância Ambiental pulverizou o inseticida, comumente conhecido como fumacê, na segunda-feira (01/03), para bloquear a transmissão dos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela. “As pessoas que mostram sintomas da enfermidade devem procurar as unidades de saúde, porque o índice de notificações direciona o trabalho do veículo”, disse Juliano Cunha, supervisor-geral de Vigilância em Saúde Ambiental. A comunidade reportou dois casos suspeitos de dengue, de acordo com notificações da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), pelo que o mutirão de limpeza será prioridade no local.