fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Barragem de Itapecerica é citada entre as que não tem estabilidade garantida

Barragem de Itapecerica é citada entre as que não tem estabilidade garantida

Em diversos órgãos de imprensa se vê o nome de Itapecerica entre as barragens sem estabilidade garantida. O fato se dá por levantamentos de diversos órgãos de imprensa, na cobertura da tragédia em Brumadinho e também relacionadas ao recente rompimento de barragem em Mariana. A lista das 50 barragens sem estabilidade está amplamente divulgada e em todas elas aparece o nome de Itapecerica. 

De acordo com o Superintendente da Superintendência Regional de Meio Ambiente SUPRAM Alto São Francisco, o órgão atua no licenciamento ambiental e não na segurança da barragem, por isso não há muito o que informar a respeito da existência dessa barragem. A inclusão dela na lista se deu pela Fundação Estadual do Meio Ambiente, com sede em Belo Horizonte. Mas não descarta uma visita ao local, especialmente para avaliar o desempenho ambiental. 

Apesar de ser diferente, a pois a barragem foi construída a mais de 50 anos e ao contrário das que se romperam em Brumadinho e Mariana, onde a atividade é mineração, a de Itapecerica é de indústria. No caso a barragem do Gegraf, um empreendimento da Eletro Manganês SA que afirma esta ter sido construída pela empresa nacional de Grafite com o objetivo apenas de captação de água. 

O tamanho da barragem também é diferente, segundo a Fundação Estadual do Meio Ambiente, em 2017, o volume de 91.950m³. O empreendimento está localizado no Povoado Água Limpa, Zona Rural, no município de Itapecerica-MG

Em 2009 a empresa apresentou a Supram que a Lagoa do Gegraf que existe no local, tem altura máxima de 9,0m e capacidade de acumulação de 91.950 m³. Afirmava que o lago é utilizado como um ponto de lazer do Clube, no que diz respeito à pesca e aspecto visual; e pela empresa Eletro Manganês que faz a captação para desenvolvimento de seu setor industrial. 

No mesmo documento apresentou-se com relação à estabilidade da barragem, os estudos geotécnicos concluem que de acordo com os resultados da análise, a barragem é segura. Neste mesmo relatório apresentou-se a vegetação local. 

Embora em muitos sites a lista de barragens em Minas Gerais com estabilidade não garantida esteja a industrial de Itapecerica, a empresa assumiu junto a Supram de promover inspeções periódicas na barragem conforme recomendações propostas nos estudos “Análise de Estabilidade da Barragem do GEGRAF”, elaborados pela empresa Geoambiental