fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Entretenimento
  • Manicure conquista mais de 1 milhão de seguidores e viaja ao exterior ministrando cursos

Manicure conquista mais de 1 milhão de seguidores e viaja ao exterior ministrando cursos

manicure

Me orgulho muito de carregar essa bandeira de representatividade. Negra, manicure, de origem humilde, filha de empregada doméstica, mãe solteira e gorda”, diz ela que hoje comanda o Ateliê Ana Paula Villar e ministra cursos e congressos pelo Brasil e exterior inspirando e ensinando outras mulheres a viverem de unha como ela.

Foi de maneira despretensiosa que Ana Paula Villar descobriu o que iria mudar a sua vida: o trabalho de manicure. Mãe de dois filhos e moradora de Rocha Miranda, Zona Norte do Rio, Villar trabalhava em um escritório de contabilidade e para complementar sua renda vendia hambúrguer em um trailer e oferecia serviço de buffet. Um dia, quando teve ajuda de uma amiga para fazer massas das coxinhas que vendia, Ana Paula quis retribuir o gesto e fez suas unhas. E foi aí que tudo mudou: no dia seguinte toda vizinhança já queria ser atendida por ela. Hoje, aos 44 anos, Villar se torna a manicure mais amada do Brasil conquistando 1 milhão de seguidores em apenas 5 anos de canal no Youtube. Além de sua força na internet, a empresária tem um ateliê para atendimento no Rio de Janeiro, onde oferece todos os serviços da área e atende sozinha com horários concorridíssimos e viaja o Brasil e o exterior ministrando cursos e congressos. Mas para quem pensa que ela quer parar por aqui, se engana:

“São anos de muito trabalho, muito choro, um cansaço sem fim, e muitas dificuldades que tive que enfrentar. A sensação é de realização, mas com a certeza de que minha missão ainda não chegou ao fim. É uma mistura de alegria, orgulho da minha profissão e de vitória.Essa marca é muito sonhada por todos os criadores de conteúdo em geral e tenho a certeza que ajudei a dar uma cara nova ao nicho das manicures. É uma vitória minha e de toda a ‘manicurada’ que sofre junto comigo diariamente com a desvalorização do mercado. Estamos crescendo cada vez mais e sei que alcançaremos o que desejamos e merecemos”, conta.

Como em quase tudo na vida, a trajetória até aqui não foi fácil. Além das dificuldades que toda profissão requer, Villar teve que superar situações de preconceito, discriminação e descaso: “Infelizmente vivemos numa realidade onde sempre vai haver gente que se acha melhor que os outros. Me orgulho muito de carregar essa bandeira que tem o sinônimo de representatividade. Sou negra, de origem humilde, filha de empregada doméstica, mãe solteira, gorda e me orgulho muito de quem eu sou. Mas muitas vezes quando estou em lugares nobres, percebo nos olhares e cochichos a expressão: ‘Quem é ela?’,‘Ela é famosa?’. Algumas pessoas ainda fingem que não me veem ou só se aproximam porque fuxicaram minhas redes sociais e viram que tenho números bons. Isso entristece, mas aí lembro que se estou ali, foi porque mereci, porque conquistei condições de estar e assim vou vivendo”, desabafa. 

A empresária, que chegou a falir e teve que recomeçar do zero, conta que sofreu descaso também por parte de marcas e profissionais, que faziam contratos abusivos ou duvidavam de sua capacidade: “Reprovavam o meu jeito espontâneo de ser, de falar, de vestir, e isso foi muito triste. As pessoas em volta não acreditam que vai dar certo, sofri com a exploração de marcas e pessoas que se aproveitaram do simples fato de sermos pobres, talentosos e sonhadores. Mas em contrapartida foi incrível receber a aceitação do público, que às vezes nem era da área. Quebrei tabus literalmente e mostrei que não precisava fazer a ‘bonitinha’, para mostrar a grande profissional que sou. Fui dia a dia derrubando essas barreiras e conquistando meu espaço.”

Mais do que ser admirada por tantas pessoas e colegas de profissão, Villar se tornou ícone de inspiração e exemplo de superação. Todos os dias recebe depoimentos de fãs de todo o Brasil que tiveram acesso as suas aulas gratuitas no Youtube e se motivaram a melhorarem como profissionais e buscarem crescer se reinventando como ela sempre fez: “Antes de inspirar, acho que elas se identificam comigo e com a minha história. Muitas meninas pobres se tornam mães muito cedo e acabam tendo que trabalhar e abrir mão dos estudos e assim estacionam ou muitas vezes mudam de sonho. Quando vêem toda a minha trajetória, elas têm a certeza que também podem mudar de vida, crescer profissionalmente e também como pessoa, mesmo sendo de origem humilde,. O que mais recebo nas redes sociais ou escuto quando tenho a oportunidade de estar com elas, é que de alguma forma mudei a vida e a visão delas, seja com um post, um vídeo, um story isso é sensacional, incrível, me emociono muito.”

Um Milhão

Para celebrar a conquista, Villar e sua equipe decidiram realizar ações comemorativas para assim contemplarem as manicures, fãs e patrocinadores que os acompanharam nesta trajetória até aqui. No dia 27 de julho haverá o lançamento de um sorteio no Instagram da empresária, onde os participantes vão concorrer a vários produtos do segmento. O resultado desta ação será divulgado no dia 10 de agosto, em uma live especial no canal da Villar no Youtube. Será um programa ao vivo e totalmente interativo com música, demonstração de design de unhas, convidados e outras surpresas. A live ainda terá um caráter de solidariedade, o público e parceiros poderão doar donativos que serão doados a Casa Crescendo, uma instituição em Colégio que ajuda crianças carentes.

Mais Sobre Ana Paula Villar

A carioca Ana Paula Villar virou manicure acidentalmente. Foi ganhando elogios pelas unhas que fazia e quando se deu conta sua popularidade foi se espalhando tanto pelo bairro, que houve a necessidade de chamar algumas outras manicures para trabalharem na garagem de sua casa. À medida que a demanda ia crescendo e sua equipe também, Ana Paula Villar começou a sonhar com um salão maior.

Nessa etapa, seu filho mais velho, designer gráfico teve ideia de mostrar na internet os desenhos artísticos incríveis que saíam daquela garagem, o que aumentou a procura em todos os lugares do Rio. Como o atendimento era feito por ordem de chegada, as pessoas vinham de todo o lugar madrugar na porta de sua casa. O salão existia, mas o que público queria mesmo era aquela unha perfeita que viam na internet. Mesmo o salão abrindo às 9h, 5h da manhã já existiam pessoas em pé, brigando pela vaga e às 9h já tinham de 10 a 20 pessoas em pé no portão.

Marketing

Ana Paula via o poder de atração e marketing, deu um passo maior do que a perna ao sair da garagem sem capital e ir para um salão enorme, com empréstimos, ela construiu o maior salão do bairro com uma estrutura incrível e uma equipe de quase 20 profissionais. Em um ano ela quebrou e se afundou em dívidas e problemas para manter aquele salão. Ela não tinha tempo de ser “a dona” porque era a manicure mais procurada, então mesmo ela acordando e indo dormir de madrugada, não sobrava tempo para administrar o caixa. Teve 3 salões funcionando ao mesmo tempo, parecia o auge da carreira quando as dívidas a fizeram retroceder, reconhecer seu fracasso e recomeçar DO ZERO.

Em 2015, ouvindo rumores do surgimento de blogueiras e influenciadoras digitais, Villar e sua equipe tiveram a ideia de criar um canal de manicure diferente de tudo que havia no Youtube. Cheio de risadas, fofocas e histórias, unindo assim, a didática impecável da Villar com o entretenimento entre a manicure e a cliente. A maior missão da Villar hoje é VALORIZAR a profissional manicure, que antes foi desvalorizada diante de outros profissionais da área da beleza. A manicure era motivo de descaso, renda extra, bico e a Villar mostrou que é possível viver e sustentar uma família inteira sendo manicure, mostrou que dá para ganhar muito dinheiro fazendo unha.