Mais de 150 cidades de Minas Gerais decretam situação de emergência quanto ao uso da água

Postado em 10/10/2014 17:17

Mais de 150 cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência quanto ao uso da água. As medidas se devem por causa do longo período de estiagem deste ano. Na região, esta semana, Itapecerica decretou o racionamento. Veja na reportagem.

 

Esta é a atual realidade dos moradores de Itapecerica: o racionamento de água tem causado além de muita poeira e roupas e louças sujas acumuladas, um enorme gasto com o abastecimento das caixas d’água. Por causa do longo período de estiagem, o Ribeirão Gama que abastece a cidade,  teve o nível bem reduzido. Isso tem provocado intermitências no abastecimento de água. De acordo com informações da prefeitura, os bairros mais afetados são Silvio Dias, João Belmiro e Alto Alegre. Uma alternativa para os moradores destes bairros tem sido esta mina. Eles chegam a vir até quatro vezes ao dia para buscar água.  A falta de água se agravou no distrito de Neolândia. A situação de emergência foi anunciada na última terça-feira.

 

Para amenizar o problema, a prefeitura estabeleceu o decreto 037/2014 que determina uma série de medidas que devem ser adotadas pela população: como não lavar veículos, calçadas, frentes de imóveis, ruas, encher a piscina, e outras situações que a água não seja utilizada para consumo humano e que caracterize desperdício. Funcionários da Copasa e três fiscais da prefeitura estão empenhados em supervisionar a conduta dos cidadãos quanto ao uso indevido de água. Quem for pego descumprido as normas, terá de pagar uma multa no valor de 120,00. A Copasa disponibiliza 5 caminhões pipa para abastecer a cidade, além de outras ações.

 

O nível do Ribeirão Gama caiu de 52 para 17 litros por segundo. A chuva está prevista para aparecer somente depois da segunda quinzena deste mês. Então é necessário que a população se conscientize sobre o uso correto da água.

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com