fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Líderes empresariais discutem estratégias de desenvolvimento para o setor da fundição

Líderes empresariais discutem estratégias de desenvolvimento para o setor da fundição

Image

Presidente da FIEMG Regional, Eduardo Soares e o Presidente do SIFUMG, Afonso Gonzaga, se encontraram na manhã de ontem
Presidente da FIEMG Regional, Eduardo Soares e o Presidente do SIFUMG, Afonso Gonzaga, se encontraram na manhã de ontem

O Presidente do Sindicato das Indústrias de Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG), Afonso Gonzaga, esteve na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste na manhã de ontem (10), onde se reuniu com o Presidente Regional, Eduardo Soares. Estratégias de desenvolvimento para o setor da fundição foram a pauta de encontro.

Afonso Gonzaga é também vice-presidente da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA) e referência no segmento. Dentre os assuntos tratados, os líderes empresariais levantaram importantes ações que podem ser desenvolvidas para fomentar o desenvolvimento socioeconômico de Divinópolis e região, com foco na implantação do gasoduto, empreendimento anunciado recentemente cuja planta passará por 8 cidades de Minas, incluindo Divinópolis.

Para Gonzaga, a implantação do gasoduto será um avanço para as indústrias de Divinópolis uma vez que proporcionará às empresas de fundição uma terceira via em termos de sistema energético, com uma oferta de energia limpa e com custo mais acessível em relação à fonte utilizada atualmente. “O empreendimento nos apresenta uma nova oportunidade para a competitividade e coloca Divinópolis na vitrine do desenvolvimento”, afirmou.

Está agendado um encontro para o mês de maio, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, com a presença do Presidente da ABIFA. A entidade nacional realizou um levantamento da realidade e da projeção de consumo de gás natural de Divinópolis a Betim e está à disposição para auxiliar a GASMIG com o fornecimento dessas informações.

De acordo com o Presidente da FIEMG Regional, a ampliação da oferta de gás natural é uma demanda de longa data que teve o empenho de vários sindicatos e entidades. “Divinópolis é uma região que tem uma diversidade de segmentos industriais e a fundição é um setor forte e pujante que será muito fortalecida com a chegada da fonte energética. A FIEMG, ao lado do SIFUMG, comemora essa conquista”, finalizou Eduardo Soares.

Ainda segundo Eduardo Soares, a FIEMG acompanhará o cronograma das obras do gasoduto até sua finalização, prevista para agosto de 2025, por meio de reuniões periódicas com a GASMIG; o primeiro encontro deve acontecer em 60 dias, na FIEMG Regional Centro-Oeste. “Vamos estreitar o relacionamento com a GASMIG, levando informação correta do andamento do projeto, proporcionando assim, que toda sociedade interessada no empreendimento esteja sempre atualizada”, enfatizou.