Governo Bolsonaro estuda extinção de até 231 cidades de Minas Gerais, conheça as 10 menores de cidades de MG

Postado em 06/11/2019 8:48

 

Uma das medidas da maior e mais complexa proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada pelo governo federal, nesta terça-feira (5/11), foi a redução do número de municípios brasileiros. Segundo a proposta apresentada, as cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados pela cidade vizinha. Segundo o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, 1.254 cidades brasileiras se encaixam neste perfil. Em Minas, são 231.

Cidades não se sustentam 

 
Recente levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado na última semana, apontou que 1.856 cidades das 5.337 analisadas não se sustentam. Ou seja, em 34,7% dos municípios, a receita gerada não dá nem para custear o funcionamento da Câmara Municipal e da prefeitura.
 
De acordo com o estudo, é possível dizer que o Brasil está em estado de alerta em relação a gestão fiscal, já que 73,9% dos municípios analisados têm gestão difícil ou crítica.
 
A estimativa da equipe econômica é de que o pacto federativo repasse R$ 400 bilhões a estados e municípios em 15 anos. Além da proposta de emenda constitucional (PEC) do pacto federativo, o governo federal entregou também outros dois textos do Plano Mais Brasil: a PEC Emergencial e a PEC dos Fundos Públicos. 
 
 

As 10 menores cidades de Minas Gerais

 

Separamos as 10 menores cidades de Minas Gerais, para você conhecer, visitar e quem sabe até morar, né?!

 

10ª: Consolação – 1.750 habitantes

Com 1.750 habitantes, Consolação pertence a região Sul de Minas Gerais. Faz divisa com as cidades de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, Córrego do Bom Jesus e Cambuí. Consolação está localizada a 436 km da capital mineira.

Prefeitura de Consolação

 

 

9ª: Passabém – 1.766 habitantes

Segundo o censo demográfico do IBGE de 2010, a cidade ocupa a décima posição no estado. Ela fica localizada a 160 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Ferros, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto, Itambé.

Prefeitura de Passabém

 

 

8ª: Senador José Bento – 1672 habitantes

Senador José Bento fica a 420 km de Belo Horizonte. Ela pertence a região sul de Minas Gerais e faz divisa com os municípios de Congonhal, Ipuiúna, Borda da Mata.

Prefeitura de Senador José Bento

 

 

 

7ª: Antônio Prado de Minas – 1.670 habitantes

Segundo informações de 2016, o número de habitantes da cidade era de 1.670 habitantes. Distante da capital por 350 km, a cidade faz limite com os municípios de Eugenópolis, Tombos, Itaperuna (RJ), Natividade (RJ) e Porciúncula (RJ).

Prefeitura de Antônio Prado de Minas 

 

 

 

6ª: São Sebastião do Rio Preto – 1.616 habitantes 

São Sebastião do Rio Preto fica a 169 km de Belo Horizonte e pertence a região Central Norte Mineira. Com 1.616 habitantes, segundo dados do IBGE 2010, a cidade faz divida com os municípios de Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro, Ferros e Morro do Pilar.

Prefeitura de São Sebastião do Rio Preto

 

 

5ª: Paiva – 1.560 habitantes

A cidade de Paiva possui 1.560 habitantes e está localizada a 228 km da capital mineira. Ela possui apenas 64km² e a economia é voltda para agricultura e pecuária. Ela pertence a região da Zona da Mata Mineira e faz divisa com as cidades de Aracitaba, Oliveira Fortes e Mercês.

Prefeitura de Paiva

 

 

4ª: Doresópolis – 1.440

Com 1.440 habitantes, Doresópolis ocupa a quinta posição das menores cidades de Minas. Ela fica a 249 km de Belo Horizonte, pertence a região Oeste de Minas Gerais. A cidade faz divida com os municípios de Bambuí, Piumhi, Pains, Iguatama.

Prefeitura de Doresópolis

 

 

3ª: Grupiara – 1418 habitantes

Grupiara faz limite com as cidades de Douradoquara, Monte Carmelo e Estrela do Sul. Ela pertence ao Triângulo Mineiro, sendo distante de Belo Horizonte por 810 km.

Prefeitura de Grupiara 

 

 

2ª: Cedro do Abaeté – 1.212 

Com apenas 1.212 habitantes, a cidade fica a 230 km da capital mineira. Ela pertence a região Central Mineira, fazendo divisa com os municípios de Abaeté, Paineiras, Tiros, Quartel Geral.

Prefeitura de Cedro do Abaeté

 

 

1ª: Serra da Saudade – 818 habitantes

O censo do IBGE 2015 constatou que a cidade Serra da Saudade, em Minas Gerais possui apenas 812 habitantes. A cidade ocupa um espaço de 335,6 km² e fica distante de Belo Horizonte a 230 km. Ela pertence a região Centro Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Dores do Indaiá, Quartel Geral, São Gotardo e Estrela do Indaiá.

Prefeitura de Serra da Saudade

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!