Governo anuncia nova opção de tratamento para portadores do HIV

Postado em 29/09/2016 8:56

O governo anunciou uma nova opção de tratamento para quem é portador do vírus HIV. O medicamento estará disponível, para novos pacientes e quem sofrer rejeição, a partir do ano que vem no SUS, o Sistema Único de Saúde.

.

Todo ano, o Brasil registra em média 40 mil novos casos de Aids, mas esse número está aumentando. Este ano, só até agosto, 48 mil pessoas começaram o tratamento pelo SUS. Hoje, o coquetel anti HIV para pacientes novos é composto por três medicamentos num único comprimido, o chamado três em um.

.

A partir do ano que vem, quem começar o tratamento contra o vírus da Aids vai receber uma nova medicação. O Ministério da Saúde diz que o principal benefício vai ser justamente a diminuição dos efeitos colaterais e da rejeição ao tratamento. Hoje no Brasil 500 mil pessoas recebem a medicação contra o HIV.

.

A previsão é de que cerca de 100 mil pacientes recebam o novo medicamento em 2017. Oitenta mil são pessoas que devem começar o tratamento. O restante são pacientes que já estão em tratamento, mas que sofrem com efeitos colaterais, como depressão ou alucinações.

.

O Ministério da Saúde diz que a mudança não vai causar impacto no orçamento porque o medicamento saiu 70% mais barato. Em 2017, o Brasil vai receber 40 milhões de comprimidos que serão distribuídos de forma gradual.

.

Christiano Ramos, presidente da ONG  Amigos da Vida, que atende três mil pacientes com Aids em Brasília, comemorou a mudança. “Ele resgata essa resistência que o paciente criou aos medicamentos que vinha tomando. Então venho dizer que esse medicamento é mais um salva-vidas”.

.

Fonte: Globo.com

 

.

hiv-640x427

 

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com