fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Gasmig publica edital de construção do gasoduto que atenderá Divinópolis

Gasmig publica edital de construção do gasoduto que atenderá Divinópolis

Gasmig publica edital de construção do gasoduto que atenderá Divinópolis

Gasmig publica edital para gasoduto da região Centro-Oeste
Foto: Agência Minas/Divulgação

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) publicou nesta segunda-feira (24) o edital de licitação para a construção e montagem da rede de distribuição de gás que ligará a Região Metropolitana de Belo Horizonte ao Centro Oeste de Minas. Na região, as cidades de Divinópolis e Itaúna serão contempladas.

O edital completo está disponível através deste link. As empresas interessadas deverão enviar suas propostas até o dia 27 de junho para o Lote 1, entre Betim e Mateus Leme; e 28 de junho para o Lote 2, entre Mateus Leme e Divinópolis.

As obras estão previstas para começar já em julho deste ano e a sua conclusão poderá acontecer em 2025.

O gasoduto

A expansão da rede de distribuição de gás natural, mais conhecida como “Projeto Centro-Oeste” irá atender a demanda de oito cidades: Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis. Desde 2019, a Gasmig já havia um projeto em desenvolvimento.

Nos próximos anos, autoridades políticas da região articularam com o Governo de Minas para a construção. Em setembro de 2022, o gasoduto foi anunciado pelo secretário de Desenvolvimento de Minas Gerais, Fernando Passalio

Para o presidente da Gasmig, Gilberto Valle, a rede representa um grande avanço para os negócios . “Vamos expandir em 20% nossa infraestrutura de distribuição de gás natural e alcançar uma importante região industrial de Minas. Apenas as oito cidades que serão impactadas pelo Projeto Centro-Oeste somam cerca de 1 milhão de habitantes e representam 10% do PIB Industrial do Estado”, ressaltou Gilberto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves, reforça a importância do gasoduto na cidade. “O gás natural representa uma fonte de energia que aumenta muito a competitividade de indústrias intensivas em consumo energético. Divinópolis e região tem a presença muito intensa de diversas fundições, siderurgias, indústrias de outros segmentos, que podem se beneficiar com o gás. A cidade também passará a ser mais interessante para a atração de investimentos”, finalizou.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x