fbpx
Pular para o conteúdo

Os desafios da primeira pandemia da era digital

Image

A pandemia do coronavírus desafia não somente a ciência ou a saúde pública, mas também o sistema de informação. Todas as demais pandemias já vividas no mundo, a informação quando chegava, a morte já estava instalada. O contágio rápido e letal levava população a culpar divindades e tanto mais guardado na rica história dessas tragédias. O novo Coronavírus veio em uma época onde a informação é instantânea. O que mudou?

A forma de se comunicar no mundo sofreu grandes mudanças. Hoje a informação chega antes do vírus. A desinformação também, atualmente chamadas de fakes News. Ter a informação ajudou a combater a doença, e qual a qualidade da informação? Qual tipo de informação as pessoas tiveram?

O conhecimento permite tomar ações preventivas, a história vai nos contar se as ações gerais ou governamentais foram acertadas. As medidas individuais também. O como cada cidadão se informou é a pergunta chave para aprendermos dentro dessa situação. E você se informa como sobre a nova doença?

Os profissionais e órgãos de comunicação se uniram em uma campana jamais vista. Todos estão trabalhando e muito para levar a informação correta. Na linha de frente os profissionais ligados a secretarias de saúde e hospitais, esses dados chegam até os divinopolitanos pelos diversos meios de comunicação. Se informe, utilize essa arma contra a doença, não caia nas Fake News.