fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • FAKE: Cidade de São Lourenço (MG), citada por politicos, de que zerou mortes por Covid-19 com tratamento precoce é #boato

FAKE: Cidade de São Lourenço (MG), citada por politicos, de que zerou mortes por Covid-19 com tratamento precoce é #boato

Image
fake news

FAKE – A cidade de São Lourenço (MG) resolveu adotar o tratamento precoce (com ivermectina, cloroquina e azitromicina) para tratar a Covid-19. Com isso, zerou as mortes.

A informação é FAKE,  na página do hospital São Lourenço no Facebook, um boletim sobre o coronavírus divulgado nesta terça (16/3) revela que a UTI está com 100% dos leitos ocupados (20 vagas) e a enfermaria está com 67% das vagas ocupadas (24 leitos).

Apesar de estudos já demonstrarem que os medicamentos que estão no chamado “kit Covid de tratamento precoce” (ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina) não têm eficácia contra o novo coronavírus, notícias falsas de “grandes feitos” do tipo circulam na internet. A última delas aponta para a cidade de São Lourenço (MG).

De acordo com textos que circulam na internet, a cidade acabou zerando o número de casos e mortes por causa da doença ao utilizar o chamado “tratamento precoce”. Mais do que isso, cidade está sem “nenhuma internação em UTI”. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: São Lourenço-MG tinha mais de 90% dos leitos hospitalares ocupados por causa do COVID-19, o Prefeito Lessa, médico há 42 anos, adotou o tratamento precoce e hoje a cidade está com ZERO leitos ocupados, ZERO mortes por covid-19 e o comércio aberto. Versão 2: INÉDITO São Lourenço adotou o TRATAMENTO PRECOCE e está há 3 semanas sem NENHUMA INTERNAÇÃO EM UTI OU ÓBITO POR COVID – 19 C O M P A R T I L H E #saolourencomg

São Lourenço (MG) zerou mortes por Covid-19 com tratamento precoce?

A mensagem não demorou para se espalhar com força em redes sociais e deixou defensores dos remédios sem eficácia comprovada para Covid-19 animados. Porém, não é verdade que a cidade em questão “venceu a Covid-19” com o tratamento precoce, que não há mortes por Covid-19 em São Lourenço (MG) e que as UTI estão vazias.

O histórico recente de falsos “cases de sucesso” do tratamento precoce já ajuda a denunciar a farsa. Recentemente, desmentimos notícias falsas falando sobre o sucesso dos números da ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina nas cidades de Búzios (RJ) e Rancho Queimado (SC).

Dado o histórico, passamos a tentar olhar para os números da pandemia na cidade de São Lourenço (MG). De acordo com o SUS Analítico, sistema do Ministério da Saúde, a cidade tem 45 óbitos acumulados desde o início da pandemia. Desses, 14 ocorreram desde o dia 27/02 (últimos 16 dias).

Também é possível ver na página do Facebook da Prefeitura da São Lourenço que as mortes (que estão contabilizadas em 50) continuam ocorrendo na cidade (foram três nos últimos 20 dias). Isso derruba a tese de que ninguém morre na cidade.

Na página da prefeitura e na página do Hospital São Lourenço, constam informações sobre internados em leitos de UTI. Ao contrário do que aponta a mensagem, há, sim, pessoas ocupando os leitos. Na última atualização, 12 pessoas estão na UTI do hospital (que também atende pessoas de outras cidades da região). De fato, o último boletim que tivemos acesso não mostra moradores da cidade internados em UTI do hospital.

Engana-se também quem pensa que a cidade não tem restrições. Decretos de janeiro deste ano limitaram algumas atividades na cidade e também fecharam o atendimento na prefeitura. Mais do que isso: no próprio site na Prefeitura há a recomendação de que se “fique em casa”. Ou seja: o comércio até pode estar aberto, mas não está “tudo liberado”.

É importante citar que, mesmo que tivéssemos uma queda brusca nas mortes por Covid-19 (que não é o caso, pelos dados do Sus Analítico) na cidade de São Lourenço, não poderíamos atribuir isso ao “tratamento precoce”. Como já citamos, não há evidências científicas de que os remédios em questão funcionem e, ainda por cima, a cidade adotou medidas de restrição após um pico de casos no fim do ano passado.

Resumindo: não é verdade que a cidade de São Lourenço zerou os óbitos por Covid-19. Na realidade, a cidade (assim como tantas outras) tem registrado mortes pelo coronavírus nos últimos meses (mais do que no início da pandemia) e também há pessoas internadas na UTI do hospital da cidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

FONTES

https://www.trendsbr.com.br/brasil/sao-lourenco-zerou-os-leitos-ocupados-com-covid-19-usando-o-tratamento-precoce

São Lourenço (MG) zerou mortes por Covid-19 com tratamento precoce #boato