fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • FAKE NEWS
  • Detran não emite alerta sobre dirigir sem máscara. Mensagem é fake news

Detran não emite alerta sobre dirigir sem máscara. Mensagem é fake news

Image
FAKE

Muitas pessoas estão recebendo por meio do WhatsApp a seguinte mensagem. “Só um Alerta DETRAN e Policia militar estão orientados a multa Aparti de amanhã quem estiver dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa 128 Reais . Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança .3 pontos na carteira. Isso serve para motos também.  Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem”. Essa mensagem é fake news, embora o uso de máscara seja obrigatório em vários lugares do Brasil.

O Delegado Regional da Polícia Civil de Divinópolis, Leonardo Pio confirma que tal mensagem é fake news. Nem seria necessário a afirmação das autoridades, já que o Detran e a Polícia Militar não utilizam desse tipo de mensagem, principalmente sem a logomarca da instituição. Os órgãos públicos sempre utilizam os canais oficiais de comunicação e os veículos conceituados de imprensa. O uso facultativo ou obrigatório das máscaras são decretos municipais (Detran e PM são estaduais), e para eliminar qualquer dúvida a característica fiel as fake news que é a forma agressiva de quase exigir o compartilhamento.

A sugestão de usar máscaras é válida, pois em Divinópolis o uso delas em estabelecimentos públicos e privados já é uma exigência e em várias cidades até mesmo obrigatória. A dica vale para a segurança de todos, mas não por imposição do Detran ou Polícia.