Um boato antigo, de 2018, voltou a circular nas redes sociais dos divinopolitanos, gerando preocupação e alerta entre a população. Segundo a mensagem viral, pessoas estariam transmitindo o vírus da Aids através de visitas domiciliares para realizar testes de glicemia. A mensagem diz sobre os testes envolvendo o jogo da baleia azul.
A mesma imagem circula pelo menos desde 2019 nas redes socias. O portal Metrópoles já desmentiu o aviso, quando a imagem circulava em grupos de WhatsApp do DF (aqui). Na época, o veículo contatou a Secretaria de Saúde local, que negou ter emitido o alerta. A PM e a Vigilância Sanitária do DF também disseram que não foi emitido qualquer alerta do gênero. O portal UOL republicou a mesma matéria (aqui).
As informações contidas no boato não apresentam qualquer base científica ou comprovação. A transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a Aids, ocorre somente através de fluidos corporais contaminados, como sangue, esperma, secreções vaginais e leite materno, ou ainda por meio de compartilhamento de seringas contaminadas.