Estudo aponta que Divinópolis apresenta ineficiência no Sistema de Educação

Postado em 12/01/2019 9:00

Estudo aponta que Divinópolis apresenta ineficiência no Sistema de Educação

.

O Levantamento Atlas Educação é uma forma de avaliar a gestão educacional dos municípios. O estudo traz os dados avaliados no ano de 2017.  O levantamento feito no ano passado mostra que Divinópolis não recebeu boa avaliação. O índice do município aparece com uma pontuação fraca. O que mostra que o sistema tem deficiências.

Divinópolis ocupa apenas o 568º lugar no ranking da eficiência entre os 775 municípios mineiros analisados. O estudo recente foi realizado pelo Instituto de Inteligência em Gestão com apoio institucional da Universidade de Brasília. O Atlas da Eficiência compara a gestão pública entre municípios de um mesmo Estado, traduzindo-a em números e permitindo verificar quais são mais ou menos eficientes em diferentes setores.

No caso da Educação, o levantamento leva em conta os investimentos empregados no ensino fundamental. São observados critérios como valor investido por aluno, nível de esforço docente, número de servidores disponíveis, retenção escolar, aprovação e proficiência. O índice de eficiência é dividido em quatro patamares: Ineficiência Extrema (0 a 0,599); Ineficiência Crítica (0,600 a 0,799); Ineficiência Moderada (0,800 a 0,999) e Eficiência (1). 

Dentro deste contexto Divinópolis aparece dentro do índice Ineficiência Extrema (0.568). O cálculo classificatório é feito a partir da comparação entre unidades produtivas, sendo a principal metodologia utilizada para Análise Envoltória de Dados. A partir desse método, é possível estimar índices de eficiência de unidades produtivas, utilizando múltiplos insumos e produtos. Em Minas Gerais 89% dos municípios foram aferidos pelo atlas. Destes, 51% figuram na categoria Ineficiência Crítica, 33% Ineficiência Extrema, 14% Ineficiência Moderada e apenas 2% Eficiente.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics