fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Sebrae: Pequenos negócios são estratégicos na geração de emprego

Sebrae: Pequenos negócios são estratégicos na geração de emprego

Image
Sebrae

Sebrae

Com adesão ao Programa Cidade Empreendedora, futuros gestores públicos recebem apoio técnico do Sebrae na elaboração do plano de desenvolvimento e na tomada de decisões para a melhoria do ambiente de negócios

Os pequenos negócios são os maiores geradores de emprego e renda no país, sendo responsáveis por 54% dos empregos com carteira assinada, e respondem hoje por aproximadamente 30% do PIB brasileiro. Diante da importância estratégica das micro e pequenas empresas para o crescimento da economia, o Sebrae orienta que os futuros gestores e parlamentares dos municípios brasileiros, que serão escolhidos nas próximas eleições, priorizem uma agenda de desenvolvimento com foco na geração de emprego e renda por meio da criação de um ambiente favorável aos empreendedores.

Com o objetivo de apoiar os futuros prefeitos, prefeitas, bem como vereadores e vereadoras na construção de um plano de governo em que o empreendedorismo seja incluído como um grande vetor de prosperidade e desenvolvimento, o Sebrae lançou o documento 10 Dicas do Sebrae para o Candidato Empreendedor, com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“A valorização e o estímulo aos pequenos negócios são um caminho para o desenvolvimento municipal ao criar oportunidades locais, estimulando a produtividade e competitividade das empresas. Além de criar oportunidades, ocupação e renda, são eles que irão reter as pessoas no município, ao criar condições para prosperarem nas suas próprias cidades”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Para estimular o debate em torno da importância de fortalecer a atividade empreendedora nos municípios brasileiros, em especial nesse momento de retomada da economia diante da crise causada pela pandemia do coronavírus, a Agência de Notícias Sebrae (ASN), publica a partir desta terça-feira (29), a Série ‘Sebrae nas Eleições’ com as dicas apresentadas no documento, que pode ser acessado aqui https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceirodomunicipio 

Priorize a geração de empregos

A primeira dica do Sebrae diz respeito à geração de empregos. Para garantir criação de novos postos formais de trabalho, o Sebrae orienta que os candidatos aos cargos de prefeito e vereador incluam o desenvolvimento econômico na agenda de prioridades da gestão do município e desenvolvam um programa de desenvolvimento a partir das vocações e oportunidades do município e região. Além disso, a instituição indica ações na construção de uma forte parceria com o setor produtivo e no estímulo constante para facilitar a formalização de empreendimentos e dos microempreendedores individuais (MEI). Tudo isso pode ser desenvolvido com o apoio técnico do Sebrae, por meio da adesão ao Programa Cidade Empreendedora, que apoia a gestão municipal na elaboração do plano de desenvolvimento e na tomada de decisões para a melhoria do ambiente de negócios e geração de empregos.

O Programa é uma das iniciativas do Sebrae para promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros, ao possibilitar que prefeituras assumam o compromisso de colocar o município com referência no apoio ao empreendedorismo, com a implantação da Lei Geral das Micro e Pequena Empresa e de políticas estruturantes de desenvolvimento. Além de incentivar e orientar as prefeituras, o Sebrae também reconhece os esforços dos gestores municipais, por meio do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que desde o ano 2000, identifica, valoriza e divulga as boas práticas e a capacidade administrativa de gestores que implementaram iniciativas como o Cidade Empreendedora.

Case de sucesso

Somente no estado de Santa Catarina, 40 municípios aderiram ao Cidade Empreendedora desde 2017. É o caso do município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde houve um aumento de 337% na formalização dos negócios após a adesão ao Cidade Empreendedora, com ganhos também no tempo de abertura de empresas que passou de 100 para 5 dias. Em Campos Novos, outro município do estado, os pequenos negócios rurais da agricultura familiar conseguiram aumentar a participação nas compras públicas locais com um crescimento de 91%. Já na Prefeitura de Descanso, a quantidade de compras realizadas junto aos MEI praticamente dobrou desde que a iniciativa começou na região. No município de Maravilha, os resultados positivos foram no aumento de 59% das compras públicas realizadas junto às micro e pequenas empresas locais.