Mediante a grande crise no mercado editorial, 2019 se tornou um ano de mudanças e desafios

Postado em 27/02/2019 12:00

Em outubro passado, foi anunciado publicamente que a Rede Saraiva e as Livrarias Cultura decretaram falência, onde já se tem o somatório de 10 lojas que foram fechadas em todo o país em menos de 6 meses. Com isso, o cenário literário que já era preocupante se tornou ainda mais instável e precário, muitas editoras grandes cancelaram alguns de seus projetos e reduziram seus lançamentos anuais.

Após o anúncio da falência das maiores empresas que servem como vitrine e distribuição de livros, certamente desestabilizou a economia do segmento cultural menos lucrativo do país.

Enquanto as grandes editoras do circuito, entra em 2019 em passos curtos, as editoras pequenas e de médio porte, encontram a oportunidade de cativar novos leitores e principalmente, de encontrar novos autores.

A medida que vem sendo utilizada por essas editoras, é a produção de Antologias, ou seja, livros de contos com diversos autores reconhecidos ou não, com as mais diversas temáticas.

Geralmente, essas antologias apesar de serem propostas pela editora com uma determinada temática, a mesma convida um “organizador” para ajudar na seleção dos contos que são enviados através de um edital aberto ao público.
 
Além de organizar, esse convidado tem a oportunidade de ter um texto de sua autoria na obra, bem como a ajudar a selecionar outro ou outros convidados que possam agregar o título.

Por maior parte das vezes, esses editais são limitados ao território nacional e tem inscrições gratuitas para incentivar os escritores a enviar seus contos.

EM DIVINÓPOLIS

As blogueiras Bianca Faria e Nathalia Soares, são dois nomes conhecidos no mercado editorial. Amantes das palavras e das histórias que carregam nas páginas dos livros, nunca imaginaram que um dia se tornariam blogueiras. “Com todo o meu envolvimento no mundo literário, me vi olhando o meu Instagram e pensando em como passar para as pessoas o que eu lia, porque eu lia e o que eu achava de cada leitura” comenta Bianca Faria.

Já com Nathalia Soares, não foi muito diferente, “Aquela sede de querer compartilhar crescia dentro de mim, até que um dia fiquei maluca e me perguntei: Por que não?” E foi um porque não que hoje a blogueira possui um somatório de 28 mil seguidores em suas redes sociais.

Aquilo que era para ser apenas uma troca de experiências, acabou ficando sério, tão sério que ambas foram convidadas a participar da Antologia Vida de Blogueira, que será publicada pela Meus Ritmos Editora.

A obra literária, que ainda está com as inscrições abertas têm como organizadora Bianca Faria, que tem a incrível missão de selecionar os contos que são enviados pelos futuros autores.

Além disso, a blogueira selecionou mais 3 convidadas para participar da obra, a autora Cleia Lira, a YouTuber Bianka B e a administradora do blog Apaiixonada por Palavras Nathalia Soares.

Além da paixão pelos livros, da profissão de blogueira e o reconhecimento nacional no mercado editorial, há um outro fator que às uni e torna a obra ainda mais especial, ambas são de natural de Divinópolis e com esse livro, pretendem levar o nome de nossa cidade para além das fronteiras mineiras.

O livro já tem lançamento para a Bienal Internacional do Rio de Janeiro em setembro deste ano.

As inscrições para participar da antologia vai até o dia 15 de Abril, e a submissão dos textos são gratuitas, para mais informações, basta buscar as blogueiras nas redes sociais ou as redes sociais da editora.

FONTE E TEXTO: Gusttavo Majory

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com