fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Evento virtual marca lançamento do programa Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (MOVAP)

Evento virtual marca lançamento do programa Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (MOVAP)

Image

Está marcado para o dia 29 de setembro, às 14h30, por meio de videoconferência, o evento de lançamento do programa Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (MOVAP). 

O MOVAP é um programa de pré-incubação de empresas cuja finalidade é disseminar a educação empreendedora na região do Vale do Rio Pará, em Minas Gerais. O programa será executado com recursos da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio de um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Campus Divinópolis, via Coordenação da Nascente Incubadora de Empresas do Cefet-MG. 

O MOVAP nasceu de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Pará (ADS) do Grupo de Educação, Ética e Cidadania (GEEC), o Cefet-MG Campus Divinópolis, a Prefeitura de Itapecerica, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, tendo o Sebrae Minas como órgão responsável pela capacitação das equipes participantes do programa e a Fundação CEFETMINAS (FCM) como gestora do recurso financeiro. 

Segundo os coordenadores do MOVAP, o programa buscará incentivar alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação e professores, vinculados às instituições citadas, a desenvolverem ideias e/ou pesquisas que tenham potencial de negócio, por meio de capacitação e treinamento intensivo, visando a prepará-los para a produção de soluções tecnológicas aplicadas ao mercado. 

Durante o evento, também será lançado o edital da chamada pública para submissão de ideias a serem desenvolvidas dentro do programa. O período de inscrição e seleção das propostas acontecerá entre os dias 1º e 23 de outubro. As propostas selecionadas passarão por um processo de capacitação para modelagem do negócio entre os dias 4 de novembro e 18 de dezembro. Após esta fase, os 12 melhores projetos selecionados, sendo três de cada instituição, seguirão para um processo de pré-incubação, que acontecerá entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2021, no GEEC.  

O evento será aberto à participação da comunidade e contará com a presença do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim. A transmissão será por meio do link http://bit.ly/35Cweuw