Promotor Eleitoral orienta população sobre fake news

Postado em 26/10/2018 18:05

O Ministério Público Eleitoral está atento a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news durante o segundo turno das Eleições 2018. Neste domingo (28), serão escolhidos o próximo governador de Minas Gerais e o presidente do Brasil. Para o pleito, tanto o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) quanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgaram recomendações quanto a disseminação de notícias falsas, em especial, no aplicativo Whatsapp.

Com a proximidade da votação, um dos principais assuntos das fake news, é uma possível fraude nas urnas eletrônicas, como foi levantado no primeiro turno. De acordo com o promotor eleitoral da 103ª Zona Eleitoral de Divinópolis, Marco Antônio Costa, auditorias foram realizadas para comprovar a segurança das urnas eletrônicas. “Temos a certeza que as urnas não tem qualquer problema, elas foram objeto de auditoria por parte do TRE, do TSE e temos a certeza que elas se encontram regulares e vão computar a vontade manifestada pelo eleitor no domingo”, garantiu.

O promotor ainda pediu que a população desconfie do que recebe pelo Whatsapp e evite a divulgação de conteúdos sem procedência. Costa explicou que nessas eleições, arquivou uma série de reclamações feitas por eleitores com base em conteúdos recebidos pelo Whatsapp. “Seria interessante que a comunidade se conscientizasse da necessidade de evitar a proliferação da notícia, porque acaba influenciando no ânimo dos eleitores, uma vez que temos uma polarização intensa entre dois grupos distintos. Seria interessante essa conscientização para que evitássemos esse tipo de notícia, porque, comparando com o primeiro turno, nós vamos analisar que todas aquelas notícias que foram divulgadas e acabaram influenciando o acirrar dos ânimos nenhuma ficou devidamente provada”, explicou.

Promotor Eleitoral orienta população sobre fake news

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics