Justiça Eleitoral reabre Cadastro de Eleitores para alistamento ou transferência de título

Postado em 07/11/2016 16:53

A partir desta segunda-feira (7), a Justiça Eleitoral reabre o Cadastro Nacional de Eleitores, fechado desde o dia 4 de maio, permitindo a emissão de novos títulos para aqueles que ainda não são eleitores, a revisão de dados e a transferência para outro município.

Além disso, os eleitores que tiveram alguma dificuldade para votar nas Eleições 2016 também podem procurar pessoalmente o cartório eleitoral e solicitar a transferência para uma seção de fácil acesso. Os eleitores que desejam obter uma certidão de quitação para comprovar que estão em dia com a Justiça Eleitoral já podem, com a reabertura do cadastro eleitoral, conseguir o documento via site do TSE. Ou, ainda, procurar o cartório eleitoral.

Documentação

Para requerer o alistamento (primeiro título de eleitor), a pessoa deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral que atende seu endereço e apresentar a documentação necessária: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (obrigatório para homens que forem solicitar o primeiro título, a partir de 1º de julho do ano em que completarem 18 anos até 45 anos).

Para os casos de transferência do título de eleitor de um município para outro, o eleitor deve procurar o cartório do atual município de residência e levar ao cartório documento oficial de identificação com foto, título anterior (se possuir) e comprovante de residência.  Só pode requerer transferência o eleitor que estiver quite com a Justiça Eleitoral, que residir há pelo menos três meses no novo município e que não tiver solicitado inscrição (primeiro título) ou transferência (troca de município) há menos de um ano.

Para alterar os dados no Cadastro, o eleitor já inscrito deve procurar seu cartório devidamente munido de documento oficial que comprove a alteração. No caso de alteração de endereço/e ou local de votação, o comprovante de residência também deve ser apresentado.

De acordo com o Calendário Eleitoral, o Cadastro foi fechado no dia 4 de maio passado para que o TSE fizesse o cruzamento de dados e contabilizasse o eleitorado apto a votar nas eleições deste ano. Em Divinópolis, o Cartório Eleitoral fica na rua Pernambuco, 299. O atendimento ao público é de 12h às 18h. Outras informações pelo Disque-Eleitor: 148 ou (37) 3222-6343.

Fonte: TRE/MG

alistamento eleitoral

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com