fbpx
Pular para o conteúdo

Galileu anuncia saída do MDB após 48 anos

Galileu anuncia saída do MDB após 48 anos
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Arquivo

O ex-prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, anunciou nesta segunda-feira (11) a sua saída do MDB. O político esteve filiado ao partido desde 1976. As informações foram confirmadas pelo próprio Galileu em contato com o Portal MPA.

Nos últimos meses, haviam rumores de que ele estaria deixando a legenda. De acordo com Galileu, a sua saída ocorreu devido a estratégias recentes do partido, que segundo ele, “são incompatíveis”. Ele irá oficializar sua desfiliação ainda nesta segunda-feira (11) junto ao Cartório Eleitoral.

A expectativa é de que ele mude de partido até 6 de abril, data limite para filiações de candidatos às eleições 2024. Em fevereiro, Galileu sinalizou apoio à pré-candidata a prefeita Laiz Soares (PSD).

Trajetória política de Galileu

O ex-prefeito agradeceu a todos do MDB pela sua trajetória, pois toda a sua carreira política aconteceu no grupo. Ao todo, Galileu esteve por quatro mandatos na Prefeitura de Divinópolis.

Em 1977, Galileu começou como vice-prefeito de Fábio Botelho Notini, assumindo o posto como Chefe de Executivo em 1982, após a morte de Fábio. Sua primeira eleição para prefeito ocorreu em 1989. Este mandato foi marcado por obras como pontes e viadutos, trabalhos pelo qual é conhecido até hoje. Em 2001, assumiu o terceiro mandato. No ano de 2006, Galileu se candidatou a deputado estadual, mas não se elegeu.

A sua última passagem pela Prefeitura aconteceu após as eleições de 2016, sendo eleito com mais de 50% dos votos.

Galileu anuncia saída do MDB após 48 anos