A federação dos partidos PV, PCdoB e PT terá chapa completa para as eleições proporcionais deste ano em Divinópolis, com 18 candidatos à Câmara Municipal. O número de vagas é dividido de acordo com a representatividade de cada partido na composição do próprio Legislativo Municipal.
Com dois vereadores eleitos no pleito de 2020 e sendo o único dos três partidos com representatividade na Câmara, o PV tem direito a um maior número de vagas na composição partidária. “Essa é uma questão que passa também pelo que vem sendo conversado pelos três partidos desde a institucionalização da federação, mas que também é pautado pelo bom senso”, garante o presidente do Partido Verde, vereador Rodyson do Zé Milton. Segundo ele, não se trata de uma questão fechada. “Nossa prioridade é a formação de uma chapa de qualidade, com nomes fortes. Se houver necessidade, é claro que o PV abre mão de algumas das vagas”, destaca o vereador.
No caso das federações partidárias, os votos adquiridos por todas as legendas da federação são somados para estabelecer quantas vagas foram conquistadas. As cadeiras são preenchidas pelos candidatos mais votados do conjunto.
PRAZOS ELEITORAIS
6 de abril: Data limite para a filiação partidária para se
candidatar em 2024. Também é a data limite para que partidos
políticos e federações que queiram participar das Eleições 2024
registrem, no TSE, os respectivos estatutos. Além disso, as pessoas
interessadas em participar das Eleições 2024 devem estar com
domicílio eleitoral registrado no município que desejam concorrer
até esta data.
8 de maio: Prazo para quem quer tirar o primeiro título ou
regularizar o cadastro eleitoral.
6 de outubro: Primeiro turno das eleições.
27 de outubro: Segundo turno das eleições (Divinópolis não tem
segundo turno ainda).
19 de dezembro: Último dia para a diplomação.