Veja dicas para fazer uma boa prova do Enem neste domingo (11)

Postado em 11/11/2018 11:40

Veja dicas para fazer uma boa prova do Enem neste domingo (11)

(Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Neste domingo (11), serão aplicadas em todo o país as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecem em 1725 municípios brasileiros e tem mais de 5,5 milhões de estudantes inscritos. No domingo passado (4), foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Para o primeiro dia, 4,1 milhões de estudantes compareceram. O número fez com que o Ministério da Educação registrasse o menor índice de faltosos desde 2009, 24,9% do total.

Segundo o professor e coordenador do Sophis em Divinópolis, Richard Garcia, as provas de matemática e redação são consideradas as mais difíceis pelos alunos. Garcia avalia que neste domingo (11), as provas vão exigir muita concentração do aluno, por isso, deu algumas dicas para que o aluno obtenha um bom resultado.

A primeira orientação de Richard é começar a prova por matemática. Ele calcula uma dedicação de três das cinco horas do exame para as 45 questões de matemática. Garcia também alerta para o tempo excessivo dedicado a uma questão considerada muito difícil. “O aluno vai estar menos cansado, mais concentrado. A prova de matemática em si é mais exigente. Se ele começar em matemática, as outras duas horas ele se dedica a prova de ciências da natureza. Outra dica é quando o aluno começar a fazer a questão e ficar mais de um minuto olhando para a questão, leu a questão e não sabe nem como começar, abandone essa questão e passe para frente. Não vale a pena no Enem o aluno ficar muito tempo em uma questão. As vezes o aluno quer fazer aquela questão, acha que tem condições, mas é muito exigente e fica cinco, dez minutos numa questão. O cálculo de maneira geral, são três minutos por questão”, disse.

A demora em uma questão pode prejudicar o raciocínio e o andamento do restante da prova, que segundo Richard, tem alguns segredos. “Não pode acontecer de ficar preso em questões difíceis e no final da prova ter que chutar 10, 15 questões. O aluno que erra questão fácil tem uma nota menor. O segredo do Enem, mais do que conteúdo é saber fazer a prova. Saber fazer a prova consiste em acertar as questões fáceis, acertar a maioria das questões médias e as questões difíceis, ele acerta algumas e pode se dar ao luxo de errar essas questões. O segredo da prova do Enem é esse. Viu uma questão difícil pula e marca, para no final, se der tempo, voltar nessa questão”, avaliou.

O nervosismo e a preocupação com a alimentação durante a prova também precisam ser controlados durante a atividade. O professor orienta que o aluno comece a prova quando se sentir seguro, para que ele não se sinta perdido ou preocupado com tempo, alimentação ou tomar água. Garcia também cita a questão de que alguns alunos se sentem pressionados na segunda prova por imaginarem um resultado ruim no primeiro dia. “Enem é uma prova de conteúdo, mas é uma prova de resistência. Os alunos que tem controle sobre si mesmo vão bem na prova, não pode ficar desesperado, não pode perder o controle, esse é o segredo.”

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics