UED afirma que diretor da E. E. Antônio Belarmino tenta atrapalhar movimento dos estudantes

Postado em 31/10/2016 12:05

Diego Henrique 

Os alunos da Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes, em Santo Antônio dos Campos, não ocuparam a unidade, como estava previsto na última sexta-feira (28). De acordo com o presidente da União Estudantil de Divinópolis (UED), o diretor da escola instruiu aos estudantes para que retomassem as aulas.

(Foto: Diego Henrique)

(Foto: Diego Henrique)

“Os alunos da escola de Ermida, tiveram algumas dificuldades em relação a solicitação de chaves, organização de oficios e definiram por ocupar somente nesta segunda-feira (31), porém, ao chegarem na escola os alunos se depararam com os professores e com o diretor que instruiu a todos os estudantes para que fossem para dentro de suas salas de aula e chamou imediatamente os coordenadores da ocupação e ligou para os pais desses alunos”, disse André.

Ainda de acordo com o presidente, a UED repudia o comportamento do diretor da unidade e ainda afirma que irá encaminhar denúncia para a Superintendência Regional de Ensino (SRE) como também a Secretaria de Estado de Educação.

“A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, publicou um ofício no dia 24 de outubro orientando os diretores e superintendências, reafirmando que os diretores devem orientar os alunos, garantindo a eles o direito a livre manifestação”, afirmou o presidente.

André ainda classificou como “tentativa de atrapalhar o movimento dos estudantes”, a atitude do diretor da unidade. Por telefone, Georges José Pinto, diretor da escola, afirmou que a unidade não foi notificada oficialmente sobre a ocupação e por isso, na manhã desta segunda-feira (31) houve aula normal.

“Eles não fizeram nenhum informe oficial para a escola. Hoje de manhã, os líderes do movimento não estavam aqui. Os alunos que estavam, assistiram aula. Como não informaram nada, por enquanto é aula normal. Quando a direção for comunicada, iremos discutir o que será feito”, explicou o diretor

Ocupações

As escolas estaduais Joaquim Nabuco e Monsenhor Domingos, tiveram suas ocupações aprovadas em Divinópolis. Os estudantes ocuparam a Escola Estadual Joaquim Nabuco na segunda-feira (24) e desocuparam a unidade na última sexta-feira (28). Já a escola Estadual Monsenhor Domingos foi ocupada na terça-feira (25), sendo desocupada na sexta-feira (28).

Ainda na sexta-feira (28), os alunos da Escola Estadual Manoel Correa Filho, do bairro Planalto, decidiram pela ocupação. A unidade foi ocupada no mesmo dia.

Desocupações

Termina hoje (31) o prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes deixem as escolas, institutos federais e universidades ocupadas em protesto contra as medidas propostas pelo governo federal. Caso isso não ocorra, o MEC informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 05 e 06 de novembro, será cancelado nesses estabelecimentos.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com