fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta (2)

Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta (2)

Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta (2)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Começa nesta sexta-feira (2) o prazo de matrícula dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado foi publicado definitivamente na quarta-feira (31) após atrasos decorrentes de problemas técnicos.

A matrícula ou o registro acadêmico devem ser feitos até o dia 7 de fevereiro na instituição em que os selecionados foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito a vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados a comprovação, junto a instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição. Além disso, a instituição não pode cobrar quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Lista de espera do SISU

Quem não for selecionado nesta etapa, pode manifestar interesse pela lista de espera. A vaga ocorre por conta da desistência dos selecionados na primeira chamada;até o dia 7 de fevereiro.

A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único, até o dia 7 de fevereiro.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, detalha o ministério.

De acordo com o cronograma do Sisu 2024, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

Vagas na região

No Centro-Oeste de Minas, as vagas são distribuídas através de três instituições de ensino. A UEMG em Divinópolis, Cláudio e Abaeté; a UFSJ e o CEFET, também em Divinópolis.

Com informações da Agência Brasil

Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta (2)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil