Prefeitura de Divinópolis e UFSJ se unem para levar informação através de vídeos educativos

Postado em 14/05/2020 19:46

É durante momentos de crise que o estudo acadêmico se torna essencial para a disseminação de informações confiáveis. Sabendo disso, a Prefeitura de Divinópolis fez uma parceria com a Universidade Federal De São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ) para produção de vídeos educativos sobre os cuidados no combate ao Coronavírus.

 

A colaboração é com o projeto “CCOnversando Saúde” criado por acadêmicos de medicina da UFSJ-CCO. A iniciativa é para divulgação de informações da área da saúde voltadas em tratar e conteúdos didáticos sobre a Covid-19, que foram obtidos por meio de sites oficiais, de professores e especialistas de diversas áreas relacionadas.

 

O projeto surgiu da necessidade de iniciativas que possibilitem simultaneamente a participação efetiva da universidade na saúde e na sociedade. O projeto mostra-se como uma oportunidade de educação em saúde por tratar-se de um momento em que enfrentamos uma pandemia, um problema em escala diferente do habitual, e também por ser um exemplo claro da importância da abordagem multiprofissional nos cuidados em saúde.

 

A proposta é a transmissão do conhecimento científico para a população, de forma didática por meio de entrevistas acessíveis em diversas plataformas com profissionais de uma ampla variedade de áreas do conhecimento, além do desenvolvimento de materiais lúdicos embasados nas publicações de organizações confiáveis. É a partir disso, que se desenvolve a autonomia dos indivíduos para a compreensão de como proceder em relação às doenças, ao cuidado físico e mental, e aos cuidados coletivos em saúde.

 

Fazem parte do corpo atuante do projeto seis alunos de Medicina da UFSJ- Campus CCO e três professores orientadores. São eles: Professores Orientadores Álisson Oliveira dos Santos – Médico de Família e Comunidade; Hygor Kleber Cabral Silva – Médico de Família e Comunidade; Gustavo Machado Rocha – Médico Infectologista. Alunos participantes Larissa Ottoni Estevanin de Paula, Sarah de Farias Lelis, Ana Luísa Souki Parreira, Aluisia Tavares de Faria, Pedro Paulo Bergamini Braga e Rodolfo Lucas Silva Mourato.

 

De acordo com o secretário de saúde, Amarildo Sousa, esse tipo de estímulo é essencial para diminuir a propagação de fake news. “O nosso propósito é levar informação de cunho acadêmico e de qualidade para a população divinopolitana. Para facilitar que as medidas de prevenção contra o Coronavírus sejam cumpridas por todos”, finaliza.

O primeiro vídeo da parceria será postado na nesta sexta-feira (15/05), nos perfis oficiais da Prefeitura: @prefeituradivinopolis no instagram e Prefeitura Divinópolis no Facebook

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
error: Este conteúdo é protegido!