fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Greve no CEFET: nova tentativa de negociações acontecerá na sexta (14/6)

Greve no CEFET: nova tentativa de negociações acontecerá na sexta (14/6)

Image

Nesta segunda-feira (10), foi realizado um encontro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), campus Divinópolis, para apresentação de detalhes sobre o andamento da greve na instituição. O professor Antônio Guimarães Campos, que faz parte do SINDCEFET, ministrou a assembleia juntamente com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA). Uma reunião será realizada nessa sexta-feira (14/6) para uma nova tentativa de negociação entre os professores e o governo.

Na reunião foram abordadas as frequentes tentativas de negociações no governo Lula, desde abril de 2023. A principal reivindicação é em respeito a recomposição orçamentária da instituição. De acordo com informações, o Orçamento de Custeio e Capital do CEFET-MG reduziu de R$80 milhões em 2015 para R$55 milhões em 2024.

Os sindicatos lutam pela reestruturação dos planos das carreiras técnica e docente, recomposição salarial, que segundo o centro, acumula uma perda de poder aquisitivo de cerca 34% durante os governos Temer e Bolsonaro. Eles também reivindicam a liberação de novas vagas de servidores, equiparação dos auxílios dos servidores do Executivo Federal com os recebidos pelo Judiciário e Legislativo.

Ainda, conforme os sindicatos, já foram realizadas 5 mesas de negociação com o Ministério de Gestão e Inovação por meio da Secretaria de Relações de Trabalho, para construção de uma proposta efetiva, entretanto, “as propostas apresentadas pelos negociadores da bancada do Governo, embora tenha pontos que já foram acatados pelo movimento, são insuficientes para se fechar um acordo nessa greve em sua plenitude”, declararam.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x