Escola de Divinópolis é reconhecida pelo trabalho de conscientização ambiental

Postado em 01/11/2018 16:58

A Companhia de Saneamento de Minas (Copasa) entregou o Selo Escola Amiga do Meio Ambiente para a Escola Estadual Vicente Mateus, no bairro Jardim das Oliveiras, na manhã de quarta-feira (31/10). O selo é o certificado de que a escola cumpriu todas as atividades do programa Chuá Socioambiental, que busca despertar a conscientização ambiental e fomentar a sustentabilidade nos estudantes das escolas da rede de ensino do município.

Cerca de 220 alunos participaram das quatro etapas do programa, realizadas durante o mês de agosto de 2018, entre elas uma gincana entre os estudantes com enfoque ecológico.

Inicialmente, os alunos recolheram anéis de latas de alumínio para o programa Lacre do Bem, que recolhe garrafas PET com estes lacres de metal e os troca por uma cadeira de rodas para pessoas previamente determinadas em uma lista de doações. Em seguida, foram realizados dois eventos de caráter sustentável: a Feira Verde, onde os alunos trocam mudas de diversas plantas para incentivar o plantio de árvores e aprenderem mais sobre a flora, e a Feira do Desapego, que incentiva a troca de roupas e assessórios entre estudantes e comunidade. No final do programa, os alunos ainda registram e relatam tudo que aprenderam através da atividade chamada “Você Repórter”.

A diretora da escola, Eliane Cipolla, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Como as crianças da escola vivem em um bairro tão próximo do rio Itapecerica, um projeto como esse, que estimula a sustentabilidade e ensina consciência ambiental, é muito importante. As palestras foram didáticas e eles levaram para suas casas o conhecimento adquirido”, disse.

Cauã de Oliveira é aluno do 1º ano do ensino médio e participou do programa. Segundo ele, em sua casa todos continuam recolhendo e descartando o lixo e o óleo corretamente. “Foi muito bacana, porque nós prendemos muito e todos se comprometeram e entenderam a importância do projeto”, contou.

A aluna do 3º ano do ensino médio Polyana Ribeiro também participou ativamente do Chuá Socioambiental. “A troca de mudas e o Lacre do Bem foram muito interessantes e pudemos conscientizar a população levando o que aprendemos aqui para eles”, explicou ela.

Este foi o segundo selo entregue a uma escola de Divinópolis. Em 2017, os alunos da Escola Estadual Antônio Gonçalves de Matos, no bairro Nossa Senhora das Graças, também receberam a certificação após participar do programa.

O Gerente de Operações do distrito de Divinópolis, Ronaldo Lyrio, reforçou a importância do programa. “Num mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas, fica claro que nossa esperança reside em conscientizar cada um a fazer a sua parte. Nada mais adequado que estimular e despertar nos adolescentes e jovens estas práticas sustentáveis. O ambiente escolar, pela sua natureza, torna-se o local ideal para envolver esses jovens e a comunidade do seu entorno nesse caminho,” disse ele. O Chuá Socioambiental também é realizado nas escolas dos municípios de Pitangui, São Gonçalo do Pará e Itapecerica.

Chuá Socioambiental

O Programa Chuá Socioambiental é uma iniciativa que realiza ações de educação que ampliam a consciência ambiental para a formação de cidadãos comprometidos com os valores ecológicos. É desenvolvido em escolas por meio de atividades como palestras, visitas às unidades operacionais (Estação de tratamento de água e Estação de Tratamento de Esgoto, Centro de Educação Ambiental), oficinas, palestras, gincanas, dentre outras atividades. Essas ações oferecem aos alunos a vivência da teoria ministrada na sala de aula à prática do saneamento

O objetivo é trabalhar a educação ambiental nas escolas de forma simples, buscando estimular o estudo da água, o processo de tratamento, as noções básicas de higiene e saúde, e as doenças de veiculação hídrica, agregando conceitos como gênero, mudanças climáticas, escassez hídrica e proteção e recuperação de mananciais.

Escola de Divinópolis é reconhecida pelo trabalho de conscientização ambiental

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics