fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Educação em tempo integral foi ampliada de 15 para 23 as turmas

Educação em tempo integral foi ampliada de 15 para 23 as turmas

Image

A educação em tempo integral foi ampliada de 15 para 23 as turmas, em dez unidades educacionais de Divinópolis. Em 2020 são atendidas 470 crianças, de 3 a 5 anos, tendo educação de qualidade, durante todo o dia.

Para oferecimento do serviço e sua ampliação, a Semed, realiza todo um planejamento técnico para sua ativação. “As escolas passam por toda uma estruturação, física e com a compra de materiais específicos, para receber as crianças em tempo integral que tem toda uma rotina planejada e diferenciada. Além disso, são contratados mais profissionais como assistente educacional e estagiários, além dos professores no período da manhã e no período da tarde”, explica a técnica da Dinâmica Escolar, Cássia Silveira Sousa.

De acordo com a técnica do Setor Pedagógico/Educação Infantil, Daniela Freire Menezes Elias, para oferecimento das vagas, a Semed segue critérios pré-definidos para organização da demanda. “Existe o cuidado da continuidade do atendimento às crianças que já estão matriculadas em turmas de tempo Integral do ano anterior e crianças registradas no Cadastramento Escolar. As vagas restantes para completar as turmas são oferecidas as famílias das crianças que já estão matriculadas na unidade escolar considerando a faixa etária do atendimento; caso o número de famílias interessadas seja superior a oferta, a prioridade será das crianças mais velhas” explicou.  

O CMEI Miguel Rodrigues Filho é a unidade escolar que mais turmas e crianças atendidas e a diretora, Edivânia Miranda Pereira, destaca o trabalho realizado. “O trabalho é pautado na aprendizagem, nos cuidados, na aprendizagem lúdica e prazerosa que alia conhecimento a aprendizagem. Oferecemos escolarização, oficinas, banho, repouso, alimentação de qualidade, para os pais trabalharem sabendo que seus filhos estão em um lugar seguro, são bem cuidados e com ensino de qualidade”. O CMEI Miguel Rodrigues, localizado no bairro Lagos dos Mandarins, atende crianças deste bairro e ainda São Caetano, Vila Romana, Icarai 1 e 2, Candidés, Eldorado, dentre outros de várias regiões.

Em oito unidades o tempo integral já começou . Nos CMEIs Oficina da Criança e São Tarcísio as turmas de integral terão início nos próximos dias, assim que for concluído o processo de contração de profissionais.

Desde 2002, as turmas de tempo integral serão oferecidas, na Rede Municipal de Educação, conforme demanda e capacidade física da unidade escolar:

CMEI Anália Nogueira – 1 turma – Total: 23 crianças

CMEI Jesus Pereira da Costa – 1 turma – Total: 21 crianças

CMEI Miguel Rodrigues Filho – 6 turmas – Total: 109 crianças

CMEI Oficina da Criança – 2 turmas – Total: 40 crianças

CMEI Professora Maria D’Alva – 2 turmas – Total: 36 crianças

CMEI Santa Luzia – 2 turmas – Total: 40 crianças

CMEI São Tarcísio – 2 turmas – Total: 45 crianças

E.M. José Carlos Pereira – 3 turmas – Total: 59 crianças  

E.M. Oribes Batista Leite – 2 turmas – Total: 49 crianças

E.M. São Sebastião – 2 turmas – Total: 48 crianças