Confira detalhes da programação comemorativa pelos 100 anos da Escola Padre Matias

Postado em 19/04/2018 11:05

A EE Padre Matias Lobato foi construída em 1918 na área central da cidade; mais precisamente na Avenida Primeiro de Junho, na edificação que, hoje, abriga a EE Joaquim Nabuco. Antônio Olímpio de Morais e Pedro Xavier Gontijo foram os idealizadores da escola e responsáveis diretos por sua construção. O nome da instituição de ensino homenageia o Padre Matias Lobato, vigário que, segundo o historiador Frei Odulfo Van Der Vat, participou ativamente do processo de emancipação do município.

De sua fundação até os dias atuais, muitas pessoas de destaque passaram pelos bancos escolares do Grupo Padre Matias Lobato, como: a escritora Adélia Prado; o atual prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado; a arquiteta e ex-diretora de Cultura da Unesco, Jurema Machado; o engenheiro e sócio-proprietário da Construtora Lamar, Marco Antônio Soares Nogueira; o artista plástico e marchand Olivier Mourão; o músico, compositor e tecladista, Túlio Mourão; o fotógrafo Alex Salim; o neto de Pedro Xavier Gontijo; Ronner Gontijo; o instrumentista Jairo Lara; entre outras personalidades.

A Escola que funcionou onde hoje é a E.E. Joaquim Nabuco, atualmente está na Praça do Santuário. Para comemorar a data, foi montada uma programação especial que segue até o próximo dia 28, quando várias escolas irão prestar homenagem para a pioneira em evento na Praça da Santuário. Em entrevista, a diretora Nívia Faria deu mais detalhes:

A EE Padre Matias Lobato tem uma programação para se comemorar os 100 anos de dedicação a educação no município de Divinópolis. A história da entidade educacional será contada pelos alunos desde a construção, em 1918.

DIA 16 (segunda) – Missa em Ação de Graças, 18H , celebrada pelo padre Quirino.
DIA 17 (terça) – Lançamento do selo do Centenário, ás 19H.
DIA 18 (quarta) – Palestra: Limites X desafios com a psicologa Claudia Reis, 19H
DIA 19 (quinta) Discussão sobre a Base Nacional Curricular (BNCC), 19H
DIA 20 (sexta) Apresentação da Orquestra Jovem de Divinópolis (abertura) e Festival de Talentos da Escola, 19H.
DIA 28 (sábado) Praça Governador Benedito Valadares (Santuário). Apresentações Artísticas, de 8H as 12H.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com