fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • CEMUD e Sistema MPA desenvolvem programação para os 100 anos do rádio

CEMUD e Sistema MPA desenvolvem programação para os 100 anos do rádio

Image

A Primavera dos Museus, que neste ano vem com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, é uma temporada anual de eventos, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que acontece no início da estação e visa divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e sua relação com a sociedade.
 
O evento, depois de dois anos, traz a volta das atividades presenciais, o que promove uma interação maior com público. Neste ano, a temporada de eventos será realizada de 19 a 25 de setembro (estendendo-se até o dia 30, na UEMG Unidade Divinópolis) e, junto com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Ibram sugere uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos. Dessa forma, o tema proposto propõe uma renovação de olhares a respeito desse fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão da pluralidade de experiências e de interpretações.
 
 
Centenário do rádio no Brasil
 
A história do rádio e da comunicação em Divinópolis e região se mistura, em vários momentos, com a história do Sistema MPA de Comunicação. Baseando-se nessas narrativas, que vêm acompanhadas de um rico acervo, o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – CEMUD, da UEMG Divinópolis, participa mais uma vez do evento. O destaque desse ano é a programação desenvolvida em uma parceria entre o CEMUD, o curso de Jornalismo da Unidade e o próprio Sistema MPA, que estão trabalhando para contar sobre os 100 anos da primeira transmissão oficial de rádio, no Brasil, comemorada no dia 7 de setembro, desse ano. Passando por esses e outros temas, a extensa programação contará com palestras, oficinas, lançamento de e-book, entrevistas em formato de podcasts, exposições, atrações culturais, dentre outros.
 
As atividades acontecerão de 19 a 30 de setembro, nas dependências da UEMG Unidade Divinópolis.
 
Clique aqui e confira a programação completa.